Fotos: Ingred Emanuelly e Tony Medeiros
O pioneirismo da ação foi festejado com o apoio da população. A Blitz Psicológica realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca em parceria com a Uninassau trouxe à tona as emoções de condutores e pedestres e como elas interferem no comportamento de cada um no trânsito.
A ação contou com a participação de integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar (NDM) e dos Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e de Fiscalização da SMTT (agentes de trânsito), além de profissionais e estudantes dos cursos de psicologia e fisioterapia da Uninassau.
Com a presença do Zé Máforo, brindes e panfletos foram distribuídos enquanto condutores e pedestres respondiam um questionário com perguntas sobre a relação entre emoção e comportamento no trânsito.
José Barbosa dos Santos, de 68 anos, taxista há 37 anos, considerou importante a atividade falando das emoções. “A gente vai se orientando e se controlando no dia a dia de estresse. É preciso ter bom senso e paciência. Esta ação nos faz sempre lembrar sobre este controle emocional para evitar discussões e até uma tragédia”, disse o taxista.
“É uma rotina desgastante porque muita gente só pensa em si, desrespeita a lei, não respeita o próximo. Por isso é preciso ter muita calma para não tomar atitudes. Deste jeito a gente também consegue salvar vidas”, explicou o mototaxista Paulo Roberto da Silva.
“Estamos chamando a atenção para o cuidado em relação ao equilíbrio emocional no trânsito. É uma ação pioneira com a Uninassau para sensibilizar os condutores para cuidar da saúde mental. Uma briga ou discussão pode levar a uma tragédia”, comentou a psicóloga Marcela Braz, integrante do NDM da SMTT.
“O trânsito é um relacionamento de encontro de rotinas, vidas, histórias. E esta relação precisa ser harmoniosa. Vejo que gentileza é a palavra chave neste momento. Estamos muito felizes com a participação dos profissionais e estudantes nesta parceria muito importante com a SMTT de Arapiraca”, afirmou Julyanna Melo, coordenadora do curso de psicologia da Uninassau Arapiraca.
Para Josenildo Souza, a ação pioneira abre novas possibilidades de atividades em busca de um trânsito saudável para todos. “É um orgulho muito grande ver como estamos ampliando as ações e os olhares para nossa sociedade. Fazer cada um refletir sobre comportamento no trânsito é uma forma importante para salvar vidas”, revelou o superintendente da SMTT Arapiraca.
Por Assessoria