Uncisal promove palestra sobre a importância da doação de órgãos

Compartilhe

Doe uma segunda chance, doe órgãos. Esse é o tema da Campanha Setembro Verde – o mês da conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Progesp/Uncisal) promove palestra com a Central de Transplantes de Alagoas no dia 18 de setembro, às 9h, no miniauditório da Universidade.

A importância de ser um doador é um dos temas da palestra, que vai contar também com a participação de um transplantado para depoimento. Uma roda de conversa fecha a programação que tem o objetivo de pensar na continuidade da vida ao proporcionar uma nova chance a outra pessoa.

De acordo com Perpétua Vilela, coordenadora do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (Neqvt) da Uncisal, a Campanha Setembro Verde traz a reflexão sobre uma decisão que pode mudar a vida de quem espera por uma segunda chance: a doação. “Esse é um momento para conhecer mais sobre o assunto e receber a orientação sobre como falar com a família, expressar a vontade de ser doador de órgãos e salvar vidas”, explicou.

“A doação de órgãos é um tema muito importante que salva vidas”, afirmou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas. Ela esclareceu que, atualmente, a legislação brasileira não pode mais permitir que uma pessoa deixe por escrito que deseja ser um doador, ou seja, a família precisa autorizar a doação. Por isso, ela defende que as pessoas conversem com seus familiares, esclareçam as suas dúvidas e se declarem um doador de órgão para continuar salvando vidas.

Números

Alagoas tem mais de 500 pessoas aguardando por um órgão e a maior fila para transplantes é a fila de córneas. São 456 pessoas aguardando por uma córnea, 45 por um transplante de rim, 6 por um transplante de fígado e 2 por um coração.

O evento é uma realização do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (Neqvt), que integra a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Uncisal, em parceria com a Central de Transplantes de Alagoas.

Por Danielle Cândido com Ascom Uncisal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *