“Viçosa deu toda a certeza de que tem um grande potencial para o turismo ecológico, o ecoturismo”. A avaliação é da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga. Ela e a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, Sandra Villanova, foram recebidas no município, nessa terça-feira (15), pelo prefeito João Victor e pela secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa.
Elas visitaram a Cachoeira do Anel e conheceram as manifestações folclóricas, a rica produção artesanal e gastronômica de Viçosa.
“Hoje nós visitamos a Cachoeira do Anel, o Pavilhão do Artesanato, a Casa de Cultura, os atrativos da gastronomia local e tudo tem trazido muito encanto a nossa equipe. A gente espera que a missão de consolidar todo esse destino seja uma missão exitosa daqui até o final da nossa estadia”, afirmou a secretária.
O Governo de Alagoas já garantiu a pavimentação asfáltica da estrada de acesso à Cachoeira do Anel, principal atrativo turístico natural de Viçosa. O processo de realocação dos postes de iluminação pública teve início para que as obras avancem. A pavimentação foi um pleito apresentado pelo prefeito João Victor ao Estado.
Paralelamente, a Prefeitura de Viçosa elaborou um projeto para instalação de uma escadaria de acesso até as quedas d’água, cuja descida é íngreme. A secretária assegurou que vai apresentar a proposta ao govenador Paulo Dantas para buscar formas de colaborar com a execução das obras.
“É algo que a gente vai levar, vai dialogar, porque é muito importante, de fato, o acesso, a acessibilidade a esse ponto turístico que já é um produto consolidado”, considerou Bárbara Braga.
Após a visita à Cachoeira do Anel, a comitiva seguiu para a Casa da Cultura, onde foi recebida pela Banda de Pífanos do Mestre Bia e o Guerreiro da Viçosa, comandado pela mestra Quitéria e pelo contramestre Rafael Oliveira. O poeta popular Fernando Alves, o “Curió da Viçosa”, declamou versos e encantou a todos.
Potencialidades
Bárbara Braga e Sandra Villanova assistiram a um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, que mostra as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Viçosa, município do Vale do Paraíba, localizado a 86 km de Maceió. A cidade é conhecida como “Atenas Alagoana” e “Princesa das Matas”.
Elas provaram dos doces, queijos e pimentas produzidos pela Agricultura Familiar no município, como também conheceram o artesanato local feito pelos mestres Durval Joaquim da Silva e Nilson Barbosa. Fizeram, ainda, uma visita às instalações no Pavilhão do Artesanato, que vai ser inaugurado em breve, na Avenida Firmino Maia.
A missão técnica foi concluída com um saboroso café regional servido na Padaria do Creso, na Praça Apolinário Rebelo.
“Com a união de esforços da Prefeitura de Viçosa e do Governo de Alagoas vamos fortalecer ainda mais essa atividade econômica tão importante para o nosso município que é o turismo”, afirmou o prefeito João Victor, agradecendo a visita.
Por Severino Carvalho / Ascom Viçosa