O selo de qualidade da Saúde de Arapiraca é nacional. Neste ano, a Capital do Agreste é um dos grandes destaques da 37ª edição do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), maior congresso de Saúde Pública da América Latina. O trabalho aborda o planejamento reprodutivo de mulheres soropositivas através da inserção de DIU.
O projeto escolhido para representar o município na mostra “Brasil, aqui tem SUS” é realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e tem como objetivo oferecer o serviço de inserção dos dispositivos intrauterinos em pacientes que vivem com HIV. É um trabalho inclusivo que representa um dos grandes avanços do SUS em 33 anos de existência.
“De início, esse curso era voltado mais para os postos de saúde, para a Atenção Primária, mas eu enquanto enfermeira do CTA lutei muito para conseguir a vaga para essa formação e assim aconteceu. A formação de inserção do DIU, que antes como rotina não era uma execução feita por enfermeiros, começou a ser implantada de forma rotineira no serviço do CTA/SAE Arapiraca”, explica a enfermeira Aruska Magalhães, autora do trabalho.
A secretária municipal de Saúde, Jackelline Barbosa, destaca a importância do reconhecimento de um trabalho tão acolhedor. “Dá um orgulho imenso ver esse projeto ser valorizado a nível estadual e nacional. O trabalho realizado no CTA/SAE representa apenas alguns dos diversos avanços do SUS na nossa cidade, porque aqui em Arapiraca a Saúde Pública é para todos”, comemora.
Embora esteja concorrendo com cerca de 550 trabalhos no Conasems, que este ano registrou mais de 10 mil congressistas, o trabalho de Aruska conquistou o primeiro lugar na premiação do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL). A iniciativa promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL) aconteceu em Piranhas e teve, inicialmente, 177 trabalhos inscritos.
A Prefeitura de Arapiraca marca presença no Conasems com uma equipe formada pela enfermeira Aruska Magalhães, a representante da superintendência de Vigilância em Saúde, Maria Salésia, da superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Nathália Araújo, e da superintendência de Gestão, Macielma Souza.
A apresentação do trabalho de Arapiraca registrou presença massiva dos representantes de Alagoas. Agora, a equipe aguarda o resultado final, que será apresentado nesta terça-feira, dia 18 de julho.
Por Assessoria