O agreste alagoano ganha ainda mais força com a segunda edição do Festival de Cinema de Arapiraca. Os projetos que queiram se inscrever nas mostras competitivas têm até o dia 07 de julho para submeter dentro das categorias propostas pela organização.
Pensar Arapiraca e a sua produção é o emblema desta edição. “A Sétima Arte está novamente espalhando seus fotogramas pela segunda maior cidade de Alagoas, prestes a completar seu centenário em 2024, fazendo um retrato, um registro mnemônico do agora. Que Arapiraca queremos ser? Ou melhor: como ela quer ser vista? Como podemos captar visualmente um sentimento que transpasse a sombra dessa grande árvore e chegue a todos(as)?”, esses são os questionamentos do texto de apresentação do Festival que surpreendeu a todos com a quantidade de inscrições e engajamento de público.
Só nas inscrições da primeira edição do Festival de Cinema de Arapiraca, mais de 1.500 produções foram inscritas.
Os produtores podem competir nas três mostras: “Mostra Brasil”, “Mostra Nordeste” e “Mostra NAVI de Cinema de Formação”, além da mostra paralela de Cinema Infantil. Além dessas categorias, terá premiações para Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Interpretação; Melhor Fotografia; Melhor Som; Melhor Roteiro; Melhor Direção de Arte; e Melhor Montagem. As produções para as mostras deverão ter até 25 minutos e serem produzidas a partir de 25 de janeiro de 2021. O resultado dos curtas selecionados será divulgado no dia 6 de agosto
A primeira edição do Festival aproximou a cidade do audiovisual, as exibições nas salas de cinema do Cinesystem Arapiraca superaram as expectativas e teve uma boa recepção dos arapiraquenses. “A expectativa era grande em relação ao primeiro festival. Foram inscritos mais de 1500 filmes, a gente sabia que poderia ter muitos, mas isso já superou a expectativa da gente. Foi um evento massa porque teve a adesão do público que lotou todos os dias as salas de cinema, da abertura à premiação”, avaliou um dos organizadores Leandro Alves.
Arapiraca poderá assistir às produções em setembro, entre os dias 13 e 17, quando ocorrerá a segunda edição do Festival. Além das exibições, a programação se estende com oficinas, masterclasses, mesas de debates e apresentações culturais.
O evento é fruto do esforço coletivo dos produtores arapiraquenses, que fundaram o Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI). Participam também, a Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), sendo produzido pela Arte Camaleão, em parceria com a Filmes de Bananola. Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Para conferir o regulamento e a ficha de inscrição desta 2ª edição, acesse: festivaldecinemadearapiraca.com.
Fonte: Jornal do Interior/ Lysanne Ferro