Com 40 anos de carreira, jornalista Roberto Baía integra a União Brasileira de Escritores

Compartilhe

No último dia 19, o jornalista e editor deste quinzenário Roberto Baía de Barros se tornou membro efetivo da União Brasileira de Escritores – Núcleo Arapiraca. O evento foi coordenado pela presidente Carla Emanuele na sede da OAB Arapiraca. A honraria celebra também os 40 anos de profissão do jornalista.

Para o novo membro, o convite para fazer parte desta comunidade é uma felicidade, principalmente por ser no mês em que celebra 40 anos de carreira. “Ao me tornar membro efetivo da UBE foi de grande importância nesse momento da minha vida profissional dedicada ao jornalismo. Outro fator preponderante foi justamente um reconhecimento à minha dedicação à profissão que eu abracei. Fico extremamente grato aos diretores da entidade, em especial a Carla Emanuelle que me fez o convite, justamente no mês em que comemoro 40 anos de jornalismo. Importante lembrar que fiz parte, na década de 80, de um seleto grupo de escritores, que produziu o livro “80 anos do Jornal de Alagoas”, e tive o privilégio de escrever o capítulo 5, dedicado à condensação dos leitores do saudoso matutino. O livro foi lançado em 1988 e, infelizmente, o Jornal de Alagoas deixou de existir em 1993, deixando uma marca imprescindível de um jornalismo sério e dedicado ao povo alagoano”.

Roberto Baía iniciou sua trajetória na década de 80, ainda enquanto estudante, passou por diversos jornais alagoanos, como o Jornal de Alagoas, Tribuna de Alagoas, participou da criação da cooperativa Tribuna Independente, da qual ainda faz parte. Construiu parte de sua história no Agreste Alagoano, dando destaque à região nos impressos de Alagoas. Em Arapiraca, fundou o Jornal de Arapiraca que resiste há sete anos como um dos poucos jornais impressos que abordam Arapiraca e suas cidades vizinhas. Como assessor, acompanhou os grandes nomes da política arapiraquense como Ceci Cunha e Célia Rocha.

Durante a cerimônia mais onze escritores se tornaram membros efetivos da entidade. São eles: Antônio Ferreira da Silva; Ana Márcia de Farias Viana; Bernadete Claudino Pinto; Carlos Ferreira de Amorim; Daniela Teixeira dos Santos; José Heleno Rocha de Oliveira; Maria do Socorro Cruz da Hora Lima; Natercia de Andrade Lopes Neta; Vera Lúcia de Lima Costa; Rafael dos Santos Barboza; Renaldo Elesbão de Almeida (representado por Ana Marcia de Farias Viana). Além deles, Aleff Kennety Henrique dos Santos; Fernanda Mars; Israel Melo Pereira Azevedo; José Israel dos Santos Silva; Maria Madalena Ramos de Souza; Moisés Calu de Oliveira e Narciso Soares da Silva  se tornaram membros honorários. Agora, a União Brasileira de Escritores conta com 90 escritores associados, fortalecendo a valorização dos escritores e realizando muitas ações e projetos literários e culturais.

Fonte: Jornal de Arapiraca/ Lysanne Ferro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *