O deputado estadual Inácio Loiola (MDB), ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), do deputado federal Paulão (PT) e do engenheiro agrônomo Mário Agra (PSOL), participou, em Delmiro Gouveia, do “Caatinga Viva! Viva o nosso bioma!”, onde contribuiu com o debate sobre a preservação do bioma junto à comunidade política sertaneja que apresentou muitas necessidades sociais, econômicas e ambientais que não foram atendidas. Ainda destacou-se o incentivo à agricultura familiar e a valorização da mulher no processo de produção rural.
Inácio Loiola, convidado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Campus Sertão -, falou no evento as potencialidades do Estado de Alagoas, em particular da região do semiárido, hoje, 28 de abril, Dia da Caatinga, ao enumerar os recursos naturais disponíveis como o clima, a água e o solo fértil acrescidos de logística favorável e de oferta de energia.
A região alagoana da caatinga, segundo o deputado estadual, oferece a população possibilidades de investimentos na cidade e na zona rural. E, no meio rural, a região tem mostrado suas vocações naturais para bovinocultura de leite e ovinocaprinocultura.
Entretanto, o melhor está por vir. A conclusão do Canal do Sertão abre perspectiva de nova fronteira agrícola que pode integrar grande, médio e pequenos produtores, principalmente. Estudos da Embrapa mostram potencial para o cultivo de hortaliças e frutas. “Por isso, é necessário o término das obras do canal e a execução das obras complementares para tornar o sertão alagoano o novo polo de hortifrutigranjeiros do País” trazendo renda e expectativa de vida melhor para jovens e adultos”.
Por Assessoriau