Mundaú Mundo – Negócios Sociais, é uma organização que nasce com o propósito de promover inovação social para impactar economicamente o Estado, em parceria com a Gerando Falcões, uma rede de desenvolvimento social, que “visa interromper o ciclo de pobreza com inovação e tecnologia”. Juntas, elas oportunizam cursos gratuitos de liderança para empreendedores, ONGs, pessoas de favelas, que querem gerir seus negócios com estratégia e visibilidade, mas não sabem como fazer, de onde partir, como crescer.
Carlos Jorge, que é fundador do Instituto Mandaver, onde passou por vários estágios de fomento e capacitação, onde teve acesso a plataformas de programas educacionais de formação que lhe deram musculatura técnico profissional, se ausenta dessas atividades para poder lançar a Mundaú Mundo – e assim fortalecer outras organizações sociais. A plataforma existe com objetivo de capacitar o terceiro setor no estado. “A prioridade da plataforma é para organizações, líderes e empreendedores sociais que queiram participar desse fomento da parte educacional, de formação e profissionalização”, explica.
“É um trabalho inovador no sentido de que ninguém está fazendo isso aqui em Alagoas, de fomentar e especializar; promover o conhecimento de boas práticas, de oportunidades, captação de fundos, entre outros temas. Hoje a nossa plataforma, em parceria com a Gerando Falcões, já tem um fomento de organizações em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, que supera mais de 100 líderes sendo capacitados e orientados nesse primeiro semestre, e esse plano a gente já está executando muito bem”, afirma Carlos Jorge.
TERCEIRO SETOR
Alagoas tem em média 1700 organizações sociais gerando impacto e transformação no estado, mas ainda sem visibilidade, é o que aponta pesquisa do IBGE. Segundo Carlos Jorge, essas organizações se deparam com desafios como ausência de capacitação técnica e metodológica, de governança e de gestão e inexperiência para captar recursos públicos e privados. “A cada 2,45% investido pelas atividades do terceiro setor, 2,25% retorna de valor adicionado dentro do PIB. Alagoas gera 3,38% de emprego. Quase 13.5% de empregabilidade hoje, é resultado do terceiro setor”, afirma.
COMO SE INSCREVER
Oficialmente foi lançada uma nova fase de inscrição e matrícula, para líderes sociais e empreendedores sociais. “Eles vão poder participar dessa universidade chamada Falcons, em parceria com a Mundaú Mundo, para capacitar, orientar e fortalecer cada vez mais o protagonismo dessas organizações e seus líderes”, conta.
Para participar da seleção é preciso acessar o link seleção.gerandofalcoes.com/seleção_falcons_cad, que está na bio da @mundaumundoorg, no Instagram. “A gente vai continuar com as formações, com líderes regionais em Alagoas, Sergipe e Pernambuco para fomentar essas novas atividades, oferecer competência técnica, e temas como liderança; toda a parte de gestão de pessoas; e tem o tema do voluntariado, e trazer uma musculatura técnica e profissional para as organizações que anseiam por esse tipo de conteúdo”.
Carlos Jorge (@carlosjorgeembaixador), avalia que quando as organizações são capacitadas, as pessoas carentes vão ser melhor atendidas. “Eu comecei como líder comunitário; não tinha planejamento, muitas vezes não tinha plano de execução, então essas ferramentas vão dando essa habilidade de organização, de gestão para as organizações e, lá na ponta, as pessoas vão sentir um maior impacto e celeridade no serviço prestado”, finaliza.
Fonte: Jornal do Interior/ Alexandre Câmara
Foto: Assessoria