O cineasta Lula de Oliveira está na Europa para a filmagem do filme “Navio Negreiro: Submundo do Inferno”, mais uma obra que retrata a formação do Brasil. Acompanhado da Produtora BRTV Brasil Televisão Produção e Realização do Rio de Janeiro, produtora executiva internacional Ana Paula de Castro, gerente de locações internacionais Tania Secio e o cinegrafista Breno Fox.
O filme conta com a trilha sonora assinada pelo jornalista e compositor Roberto Baía, com as músicas Navio Tumbeiro, Um Grito de Liberdade interpretada por Laércio Moreno, Sérgio Tenório e Manu Martins; e a canção Mar Adentro com a voz de João Felipe Baía.
O diretor revelou estar muito animado com a produção e possibilidades da obra cinematográfica. “Daqui direto da Europa, sinto-me imensamente orgulhoso em ver nascer e seguir em crescimento mais uma produção do cinema nacional brasileiro, vestindo a camisa e se fazer presente para todo o povo brasileiro e em especial para o poder público que tem nas mãos o poder da caneta em assinar, para que essa obra siga no caminho promissor de levar alegria a todo o povo brasileiro que precisa, necessita de voltar a sorrir através dessa importante fonte de entretenimento engajada a trilha do cinema nacional brasileiro em prol do resgate da nossa cultura que tanto abalada se viu durante quatro anos de sofrimento, e por que não dizer de uma tortura artístico cultural”, destacou.
Esperançoso com a conjuntura nacional, Lula deu destaque à retomada do Ministério da Cultura. “Ratifico ao governo atual do Brasil e acredito piamente numa mudança radical para os profissionais da área que ainda vivem à mercê da fome. Creio e vejo que a atual ministra da Cultura possa sair de fato de seu gabinete e ir aos sets de gravações, aos palcos do teatro brasileiro, as praças e entender de fato que a cultura só poderá ser alavancada quando todos se unirem independentes de nomes conhecidos em seus produtos, porque de fato e de direito as obras no seu conjunto são merecedoras das devidas atenções e assim o nosso país voltar a ser feliz através da educação, em parceria com a cultura, bases fundamentais para qualquer administração pública”, disse.
Além das gravações, a BRTV se prepara para o lançamento do filme Zumbi Quilombo dos Palmares. A exibição iniciará em Portugal e percorrerá o continente europeu.
Lula contou que em Portugal o filme recebeu mais apoio do que no próprio país de origem. “Este que precisou sair do país por conta da falta de apoio cultural. Assim espero que o atual governo do Brasil possa levar de volta ao Brasil, essa obra que tantas dificuldades passou para a sua conclusão e que o país irmão Portugal, após ter assistido aos lançamentos no MIS Museu da Imagem e do Som em São Paulo e na ABI Associação Brasileira de Imprensa nos convidou para a realização de produção do filme Navio Negreiro o Submundo do Inferno e o lançamento do filme Zumbi Quilombo dos Palmares ambos retratando o período mais sofredor, mais covarde da história da humanidade”, finalizou.
Fonte: Jornal do Interior/ Lysanne Ferro com Luciana Lucas