Ruana Padilha / Ascom Sesau
Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, no próximo dia 29 de maio, o Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante. O evento, que acontecerá no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, terá como objetivo fortalecer as ações de prevenção e controle do tabagismo em Alagoas, promovendo o alinhamento das estratégias entre os municípios e o Estado.
A programação contará com palestras técnicas, troca de experiências e discussões sobre os desafios e avanços no enfrentamento ao tabagismo. Ainda durante o evento, serão repassadas orientações sobre a atualização dos protocolos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), vinculado ao Ministério da Saúde.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, explica que o encontro é uma oportunidade para promover a integração entre os municípios e qualificar o cuidado prestado à população. “Nosso foco é garantir que as ações de combate ao tabagismo estejam cada vez mais eficazes e acessíveis. Portanto, o trabalho conjunto entre o Estado e os municípios é fundamental para ampliarmos o alcance das ações de prevenção, especialmente nas escolas e espaços de convivência”, destaca.
Núcleos
Alagoas possui 41 Núcleos de Apoio ao Fumante, distribuídos em 13 municípios. Além de Maceió, há serviços funcionando em Arapiraca, Pilar, Teotônio Vilela, Piranhas, Igaci, Campo Alegre, Junqueiro, Coruripe, Craíbas, Jacaré dos Homens, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar.
Em Maceió eles estão localizados no II Centro de Saúde (Poço), no Hospital Universitário Professor (Cidade Universitária), na Clínica da Família do Benedito Bentes, na Clínica da Família do Jacintinho, na Unidade de Saúde Professor Dídimo Otto (Benedito Bentes); e na Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho).
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa procurar o Núcleo de Apoio ao Fumante mais perto de sua residência e expressar seu desejo em parar de fumar. Ao chegar ao local, será acolhido pela equipe e, dependendo da demanda da unidade, pode entrar automaticamente no grupo, ou vai aguardar ser chamado para compor novos grupos, de acordo com o número de vagas. Para obter maiores informações, o paciente também pode entrar em contato com o e-mail tabagismoalagoas@gmail.com