Oficina gastronômica é destaque no Festival do Camarão em Arapiraca – Foto: Manuelly Campos
Gastronomia, cultura e qualificação profissional marcaram a terceira edição do Festival do Camarão, que movimentou a cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, nos dias 25 e 26 de abril. Com uma programação variada, o evento atraiu um grande público e ofereceu pratos exclusivos à base de camarão, apresentações musicais, espaço infantil e feira de artesanato, promovendo também o fortalecimento da economia local.
Um dos momentos mais aguardados foi a oficina gastronômica comandada pela chef Valessa Guimarães, representante do Senac Alagoas — parceiro do evento ao lado da Prefeitura de Arapiraca e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, liderada pelo secretário Hibernon Cavalcante. Durante a aula, realizada no último sábado (26), Valessa ensinou o passo a passo de uma tradicional receita francesa à base de camarão, que agradou ao paladar de todos os presentes.

Mais do que uma simples demonstração culinária, a oficina teve como objetivo desenvolver habilidades dos alunos, como a comunicação em público e a prática profissional, além de divulgar as oportunidades de formação gratuitas oferecidas pelo Senac. “Queremos mostrar ao público nossos alunos, suas habilidades, e divulgar nossos cursos para recebermos ainda mais pessoas interessadas”, afirmou a chef.
Enquanto conduzia a oficina, Valessa contou com o apoio de duas alunas do curso de Auxiliar de Cozinha, Zuleide e Quitéria, que acompanharam a execução da receita em cada etapa, e de Elisângela, funcionária do Senac, que também auxiliou na organização do evento. O curso integra uma série de capacitações gratuitas promovidas pelo Senac em parceria com a gestão municipal, com inscrições abertas periodicamente. As vagas, que variam conforme o edital, informam carga horária, pré-requisitos e documentação necessária para a matrícula. As informações sobre os cursos e inscrições podem ser consultadas no site oficial da instituição: www.al.senac.br.

Novas oportunidades de qualificação profissional
Valessa também destacou a recente ampliação da oferta de cursos técnicos no município. Atualmente, o Senac Arapiraca disponibiliza formação técnica em Gastronomia, Enfermagem, Análises Clínicas e Segurança no Trabalho. Além de lecionar no curso de Técnico em Gastronomia, a chef é treinadora do aluno Amarildo Gomes, que representará a instituição nas Competições Senac de Educação Profissional, em setembro, no Rio de Janeiro. O vencedor da etapa nacional disputará a final mundial da WorldSkills, que acontecerá em Xangai, na China.
Apoio familiar como inspiração
Outro momento especial da noite foi a presença dos pais de Valessa, Nivaldo Guimarães e Valdenice Guimarães, que participaram da oficina junto aos demais alunos. A gastrônoma ressaltou a importância da família em sua trajetória profissional: “Eles são minha essência para tudo. Sempre recebi muito apoio e incentivo deles. Lembro quando passei em um curso em Campos do Jordão, eu precisava estar lá em menos de 15 dias e em todo o momento eles me ajudaram e incentivaram.”

Valessa Guimarães e seus pais, Valdenice e Nivaldo – Foto: Manuelly Campos
O Festival do Camarão, além de exaltar a cultura gastronômica da região, abriu espaço para iniciativas que unem qualificação profissional e valorização dos talentos locais, fortalecendo ainda mais a identidade e o desenvolvimento de Arapiraca.
Por Manuelly Campos