Aarão José / Polícia Científica
O travamento acidental das rodas traseiras de um caminhão basculante foi a causa determinante da colisão com um trio elétrico, ocorrida em um trecho da rodovia AL-105, na zona rural de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. A informação foi confirmada pelo perito criminal Marcelo Velez, do Instituto de Criminalística de Maceió, responsável pela conclusão do laudo pericial do acidente.
Segundo Velez, o acidente foi provocado por um fenômeno conhecido como “efeito L” ou “efeito canivete”, tecnicamente denominado “jackknife”, que foi decisivo para a perda de controle do caminhão. Esse efeito ocorre quando há instabilidade em veículos articulados devido ao travamento do eixo traseiro, o que faz com que o caminhão e o semirreboque formem um ângulo em “L”.
.jpeg)
“Esse tipo de incidente pode ser agravado por falhas no sistema de frenagem e, geralmente, tem origem em problemas mecânicos. No caso em questão, o travamento dos pneumáticos do caminhão basculante levou à perda de dirigibilidade, fazendo com que o veículo invadisse a faixa contrária e colidisse com o trio elétrico”, explicou Velez.
A colisão entre os caminhões, que resultou em uma morte e duas pessoas feridas, presas às ferragens, aconteceu no dia 3 de março. De acordo com o perito, a perícia teve como objetivo levantar as causas e circunstâncias da colisão entre os caminhões e, para isso, foram realizadas medições, fotografias, análise da deformação dos componentes metálicos dos veículos e outros levantamentos necessários para entender melhor a dinâmica e o impacto da colisão.
.jpeg)
O laudo pericial detalha ainda que todos os eventos subsequentes – invasão de pista, colisão e os ferimentos fatais na vítima – foram consequência direta do problema mecânico inicial. A perícia confirma, assim, que se tratou de uma ocorrência de tráfego. O documento foi concluído e encaminhado para a delegacia responsável pelo inquérito policial no dia 21 de março.