Filme Praia da Avenida usa base móvel sustentável pioneira no Nordeste para gravações do longa

Compartilhe

Casa Set – Foto: Assessoria

Além de ter um elenco com 90% de atores alagoanos e o maior número de mulheres em chefias de produção, o filme Praia da Avenida trouxe mais uma inovação e facilidade para as equipes de produção ao usar uma base móvel que funciona como apoio das filmagens. A Casa Set possui espaços para alimentação, produção e é sustentável, funcionando com energia solar e bateria recarregável.

Quem vê de fora pensa que a estrutura idealizada por Adriana Manolio é pequena, mas não tem ideia da quantidade de espaços adaptáveis e de como a base móvel tem sido importante para produções audiovisuais no estado. O modelo é pioneiro no Nordeste e possui painéis de energia solar, além de baterias que garantem 10 horas de autonomia para uso de diversos equipamentos, além da possibilidade de ligação em tomadas.

“Passamos seis meses planejando cada centímetro da nossa Casa Set, porque sabíamos que cada espacinho seria importante para o resultado final. Ela possui um banheiro, cozinha, uma bancada retrátil que pode servir para equipes de produção ou camarim, armários para guardar objetos e cabides para deixar figurinos, além de um sofá. Nossa ideia era de conseguirmos dar dois passos dentro do espaço e conseguimos dar três com tranquilidade, o que nos deixou muito feliz”, explica Adriana.

A base teve inspiração quando a equipe de Adriana participou das filmagens do longa Deus Ainda é Brasileiro, que teve boa parte das cenas gravadas no Sertão de Alagoas em um local que não dispunha de infraestrutura de banheiros, energia elétrica e outras necessidades de um set de gravação.

“Nossa experiência surgiu ali dando apoio ao Cacá Diegues, com 82 anos e que dirigia o filme e precisava de um suporte. Depois de pronta, nossa base ficou exposta no Festival de Cinema de Penedo, depois ela participou de um longa e agora está sendo utilizada nas gravações do Praia da Avenida. Com 37 anos de produção, fico feliz de ter tido a ideia de ter um espaço que ajude a resolver problemas simples de serem resolvidos, como ir ao banheiro ou carregar um celular ou outro equipamento”, afirmou.

A base tem seu diferencial por não ser um motorhome, utilizado em algumas produções no Sudeste do país, e que precisa de combustível para se manter ligada. A Casa Set alagoana é fácil de ser transportada, bastando apenas ser acoplada no reboque de um carro, e pode ser ligada diretamente numa tomada ou usar a bateria e a energia solar, que garantem 10 horas de autonomia.

“Geralmente uma locação de set dura 12 horas, então nossa base atende perfeitamente as necessidades de uma produção audiovisual, garantindo que a equipe possa ligar uma cafeteira, ventiladores, recarregar celulares ou ligar notebooks para a produção, por exemplo”, completou Adriana.

Para a equipe do longa Praia da Avenida, a Casa Set tem sido muito importante pra servir de apoio aos atores, como Otávio Müller, para a equipe de figurino e maquiagem poderem trabalhar e também outros profissionais.

Segundo a diretora de produção do longa, Paula Amaral, a base móvel tem sido peça fundamental para auxiliar as equipes que estão captando imagens e produzindo cenas por Maceió.

“Ela nos serviu como base de maquiagem, figurino e produção. Em tom de brincadeira, mas não com menos seriedade, diria que salvou a gente. Tivemos muitas locações externas e a Casa Set ofereceu comodidade funcional. Tem um cantinho dedicado a cada setor do audiovisual”, disse.

O filme

Praia da Avenida vai explorar temas sociais contemporâneos, fazendo conexão com a Maceió da década de 40 retratada por Lêdo Ivo em seu clássico e dilemas enfrentados atualmente pela população. Além disso, a trama terá histórias e romances envolventes. A produção é realizada pela VTK Produções.

Na aclamada obra de Lêdo Ivo, uma raposa percorre as ruas de Maceió e aborda detalhes de uma sociedade envolta em conflitos sociais e políticos da época. A proposta do filme é vislumbrar vidas que se cruzam no universo da singularidade de cada indivíduo.

Praia da Avenida também é um tributo à cidade de Maceió, que protagoniza o filme com suas belezas naturais e arquitetônicas, além de retratar suas catástrofes não naturais que fazem parte de uma história recente da cidade. A produção promete ser um marco importante para o cinema alagoano e um reflexo da realidade social contemporânea.

Direção e elenco

O filme é dirigido por Wagner Sampaio e tem codireção de Arilene Castro, que também interpretará uma das principais personagens do filme ao lado de grandes nomes do teatro e cinema alagoano, como Chico de Assis, Paulo Poeta, Alan Cardoso, Gessyca Geysa, entre outros, além do ator Otávio Müller.

A direção de fotografia é de Gerson Barros, a direção de Produção é coordenada por Paula Amaral e a coordenação de produção e elenco é de Larêssa Melo. Milena Leão comanda a direção de arte.

Por Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *