Diego Barros / Ascom Casal
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agreste Saneamento informam que, nesta terça-feira (14), faltas de energia sucessivas estão comprometendo a operação dos Sistemas Coletivo do Agreste (SCA) e Adutor do Agreste (SAA), os quais fornecem água para 10 cidades da região, incluindo Arapiraca.
A Equatorial, responsável pela rede elétrica, já foi comunicada e informou que trabalha para regularizar a situação. Enquanto isso, a Casal e a Agreste Saneamento, que operam os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), salientam que o abastecimento segue prejudicado.
As faltas de energia comprometem o envio de água para as seguintes localidades: Arapiraca, São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci.
Os povoados e comunidades rurais de todos esses municípios também são afetados. As empresas de saneamento ressaltam que, após a regularização da energia, o retorno da água ocorre de forma gradativa e pode levar entre 48h e 72h para a normalização definitiva.
Sobre as ocorrências, a Equatorial enviou notas de esclarecimento, que seguem abaixo.
Notas de esclarecimento:
Sobre relato de desequilíbrio de fase no Sistema Coletivo do Agreste da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Campo Grande, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas foram direcionadas para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.
Sobre relato de falta de energia no Sistema Adutor do Agreste da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Traipu, que afeta o abastecimento de água nos municípios de Arapiraca, Craíbas e Igaci, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas estão sendo direcionadas para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.