Informações coletadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca indicaram uma quantidade incomum de chuva em apenas três horas de tempestade, durante a tarde de sexta-feira (10).
Segundo o engenheiro-agrônomo João Batista, responsável pelo monitoramento das informações pluviométricas na cidade, das 15 às 18 horas, choveu 30 milímetros.
Para comparar, durante todo o mês de janeiro de 2024, o volume registrado foi de 45 milímetros. Isso significa que, nas três horas de ontem (10), choveu o equivalente a mais de 20 dias do mesmo mês do ano anterior.
A chuva forte causou problemas em diversas áreas de Arapiraca, houve relatos de ruas alagadas e residências e estabelecimentos comerciais invadidos pela água. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso sobre a possibilidade de tempestades com raios e ventos intensos.
O aviso é válido até o este domingo (12). A instabilidade climática pode resultar em chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas nas áreas do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco.
Estes fenômenos podem resultar em desabamentos, quedas de árvores ou placas, e em zonas urbanas, inundações onde o sistema de escoamento não consegue lidar com a quantidade de água.
Portanto, as equipes da Defesa Civil Municipal, juntamente com as Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e SMTT, continuam empenhadas em desobstruir bueiros, limpar canais e instruir a população a não despejar lixo e detritos em vias públicas e córregos, a fim de prevenir novas inundações na cidade.
Por Rafaela Tenório