Tony Medeiros / Ascom HEA
A direção do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, alinhou nesta quinta-feira (9) uma série de ações em parceria com a gestão do Hemocentro de Arapiraca (Hemoal Arapiraca) para aumentar o número de doações de sangue.
A maior instituição hospitalar pública do interior de Alagoas vai intensificar as atividades para sensibilizar familiares de pacientes e os próprios servidores diante da necessidade de manter o estoque de sangue do hemocentro sempre elevado. O objetivo é atender as demandas não apenas do HEA mas também de outras instituições localizadas na II Macrorregião de Saúde, que é composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
As atividades vão envolver distribuição de panfletos, além de ações internas e externas por meio da educação permanente com palestras e da sala de espera com informações sobre a doação de sangue. O Hemoal Arapiraca funciona no bairro Eldorado, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A equipe do Hemoal Arapiraca foi recepcionada pela diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque; pelo diretor-administrativo, Paulo Pereira; pelo diretor-médico Vanderly Rezende; e pela coordenadora de serviço social do Hospital de Emergência, Thaysa Magalhães. Ficou definido que os profissionais das duas instituições vão traçar metas para cumprir cronograma de plano de ação.
“Por causa do nosso tipo de serviço, atendendo principalmente pacientes vítimas de traumas, com muitos casos de ortopedia, somos os principais consumidores do estoque do banco de sangue do Hemoal Arapiraca. Então, tivemos a iniciativa de buscar esta parceria de forma a elaborar plano de ação que possa aumentar o número de doadores de sangue e colaborar para a manutenção do estoque do hemocentro”, explicou a diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque.
A gerente do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, classifica a iniciativa como essencial para não permitir que falte sangue no estoque. “Pode ter médico, hospital, UTI, mas se não tiver o sangue naquele momento exato que o paciente precisa, ele pode vir a óbito. Vamos estudar e viabilizar novos meios para que as famílias possam repor esse sangue que é tão importante. A gente sabe que algumas famílias têm dificuldade por morar distante, mas o objetivo da parceria é buscar formas de facilitar este acesso e a doação. Parabéns a toda a equipe do Hospital de Emergência pela iniciativa de estreitar os laços para a reposição de sangue”, disse.
A coordenadora do Serviço Social do HEA, Thaysa Magalhães, conta que as atividades de conscientização sobre a importância da doação de sangue já acontecem na instituição, mas o reforço com a participação dos equipamentos e equipes do hemocentro serão primordiais para multiplicar a ideia.
“Nós estamos diariamente em articulação com o Núcleo Interno de Regulação e com os outros profissionais de saúde, buscando as famílias, principalmente dos pacientes que estão com o agendamento de cirurgia ou que passaram por algum procedimento cirúrgico, tentando sensibilizar as famílias de forma a potencializar essa captação de doação de sangue. É muito importante também que os servidores se envolvam nesse processo, não só como multiplicadores das informações, mas também como doadores”, afirmou Thaysa.