Estudo técnico traz pontos importantes para ampliação da faixa verde na orla marítima

Compartilhe

Estudo aponta importância da ampliação da faixa verde na orla marítima. Foto: Ascom DMTT

“Todo trajeto começa e termina a pé, portanto todo mundo é um pedestre em uma rua urbana em algum momento”. O argumento está descrito no Guia Global de Desenho de Ruas, um dos documentos utilizados como base para o estudo de ampliação da faixa verde na orla marítima de Maceió.

O estudo, realizado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), por meio da Diretoria Executiva de Engenharia de Tráfego e Mobilidade, tem ainda embasamento em leis como a 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Algumas das principais propostas da Lei 12.587/2012, relacionadas à mobilidade ativa, são  a priorização dos modos não motorizados; a integração entre os modos de transporte; a criação de espaços públicos para a prática de atividades físicas; o desestímulo ao uso do automóvel.

Consta ainda o Art. 24, Capítulo XVI do Código de Trânsito Brasileiro, que confere aos órgãos municipais de trânsito a responsabilidade de planejar e adotar medidas que visem a redução da circulação de veículos e a reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes. Sendo assim, a redução do espaço destinado tanto à passagem quanto ao estacionamento de veículos nas áreas urbanas está plenamente alinhada com a determinação legal.

O estudo traz também exemplos bem sucedidos no Brasil e em outros países, como na Dinamarca, na Alemanha e em São Paulo, entre outros países. Na metrópole brasileira, mais precisamente na Rua Joel Carlos Borges, no bairro do Brooklin, que passou por uma requalificação para oferecer melhores condições de segurança e acessibilidade. As alterações no desenho da rua em São Paulo fizeram com que ela se tornasse mais adequada à circulação de milhares de pedestres que percorrem o local todos os dias.

Clique aqui e confira o estudo completo.

Faixa Verde

A implantação das faixas verdes está entre as ações da Prefeitura de Maceió, por meio do DMTT, que visa incentivar a mobilidade ativa, o que inclui caminhar, andar de bicicleta e a utilização de outros meios de transporte não motorizados.

Os espaços, iniciados na orla de Ponta Verde, atendem a públicos diversos e ganharam um aspecto inclusivo, especialmente voltado para cadeirantes, como já acontece em outros pontos com ciclofaixas, como a do Torcedor, no Trapiche da Barra, e a Faixa Compartilhada, na Gruta de Lourdes, e ainda na Av. Sandoval Arroxelas, na Jatiúca.

Transporte Público

O DMTT ressalta ainda que os ônibus do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU) não circulam pela Avenida Silvio Carlos Viana ou pela Rua Dr. Antônio Gouveia. No entanto, uma rota de transporte público está disponível na via paralela, que engloba as Ruas Epaminondas Gracindo, Jangadeiros Alagoanos e Engenheiro Mário de Gusmão, para atendimento aos usuários que circulam na região.

No período de final de ano, há ainda a oferta de ônibus gratuitos, o Free Tour Natal de Todos Nós, que faz o trajeto por toda a orla marítima, inclusive pela Av. Silvio Carlos Viana, saindo do Mercado das Artes 31, no Jaraguá, e indo até o Posto Sete, na Jatiúca; e retornando para o Mercado também pela Av. Silvio Carlos Viana.

Os veículos, todos Geladão, começam a circular às 18h e seguem até às 23h45 e são uma opção para que as pessoas possam ir à orla marítima de ônibus, sem precisar pagar a passagem.

Ascom DMTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *