Quem se trata com homeopatia se equilibra mais e adoece menos. Este é o objetivo da medicina integrativa que se baseia no princípio de que “o semelhante cura o semelhante”. Na prática seu principal intuito é estimular o organismo a se autorregular.
A médica homeopata e pediatra, Simone Luna, explicou como esta especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e que possui vários locais de atendimento no Brasil, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), presente em mais de 80 países do mundo, age no ser humano.
“A homeopatia se trata de uma medicina integrativa que visa o sujeito como um todo. Então, o atendimento individualizado é a chave para o melhor medicamento, cada paciente é único, isso quer dizer, que o que serve para um, pode não servir para outro”, disse.
A especialista salientou que a homeopatia pode ser utilizada para tratar qualquer doença, tanto aguda como crônica, e em qualquer pessoa, de recém-nascidos a idosos.
“Os tratamentos são baseados em cada paciente em particular, como estilo de vida, sintomas e saúde em geral. Por isso, a importância da consulta ser extensiva não se resume a 30 minutos, é preciso conhecer bem o paciente para direcionar o melhor medicamento. A gente precisa deixar esse paciente a vontade para falar de si, e falar de si não é fácil, são detalhes que a pessoa vai falando que para ela não tem importância, mas para a homeopatia sim”, frisou.
“Então com o uso contínuo da medicação, o organismo vai aprendendo a lidar com aquilo que te incomoda, e as crises vai espancando e sendo menos intensas. O propósito é adoecer menos, porque qualquer medicamento da homeopatia é feito justamente para aumentar a imunidade, então com o passar do tempo o organismo vai se regulando”, ressaltou.
Ainda de acordo com a médica, não é proibido ter um outro tratamento coadjuvante, ela exemplificou nos casos de pacientes com câncer: “Eles usam a quimioterapia a radioterapia ou a imunoterapia e ao lado a gente faz a homeopatia que vai melhorar mais ainda a resposta ao medicamento que está fazendo e ao mesmo tempo que ele não tenha as infecções oportunistas”, destacou.
Gratuito
A homeopatia é ofertada de forma gratuita no PAM Salgadinho, no Centro de Maceió; no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, no Conjunto José Tenório, na Serraria; no Hospital Metropolitano para pacientes internos; na Comunidade Nossa Lar, onde há um ambulatório específico para autistas; e na Maternidade Santa Mônica.
Residência
Alagoas tem a primeira residência de homeopatia do Nordeste e será aberta a segunda seleção para duas vagas. O Cesmac é a única faculdade do estado que faz parte do currículo no curso de medicina.
POR ASSESSORIA