Cláudia Britto Toledo, chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado, é uma das homenageadas – Foto: Reprodução
O 14º Prêmio Selma Bandeira – 2024 vai homenagear mulheres alagoanas fortes e expressivas em diversos segmentos profissionais da sociedade alagoana e brasileira, que serão reconhecidas por méritos no Auditório da Casa da Indústria. Este ano, o prêmio será alusivo à campanha social solidária do Alagoas Sem Fome. Há três anos, o Prêmio Selma Bandeira, em seus 13 anos de existência, tornou-se sensível e necessário a temas tão importantes quanto esse.
Além disso, vem abraçando causas sociais relevantes, como o “Amor 21” em 2022, que arrecada tampinhas de garrafas plásticas para ajudar no tratamento de crianças com síndrome de Down. No ano de 2023, abordamos o “Outubro Rosa”, que combate o câncer, e este ano, na 14ª edição do Prêmio, que acontecerá no dia 25 de setembro no Auditório da Casa da Indústria, estaremos realizando uma campanha de arrecadação de alimentos junto às futuras homenageadas e demais convidados, solicitando 2 kg de alimentos não perecíveis para colaborarmos com a importante ação do Alagoas Sem Fome.
A cada ano que passa, as honrarias do prêmio ficam ainda mais concorridas e disputadas. Este ano, foram indicadas mais de 117 (cento e dezessete) mulheres de quase todas as regiões do estado, e apenas 19 (dezonove) são selecionadas para serem homenageadas.
Como sempre, são nomes fortes e expressivos, profissionais em diversos e importantes segmentos da sociedade alagoana. Todas honram a história, a vida, o trabalho humanitário e a luta de Selma Bandeira, uma sertaneja forte, filha da cidade de Delmiro Gouveia, que, a meu ver, se estivesse viva, seria uma deputada federal, senadora por Alagoas ou possivelmente uma ministra.
Seu nome é lembrado até os dias de hoje com muito respeito e reconhecimento. Nós, da Eventurs e Fortes e Empreendimentos, temos muita honra e orgulho de manter essa história viva. Um dos nossos critérios do prêmio é não repetir homenagens, e todas são selecionadas por méritos e serviços prestados ao nosso estado de Alagoas e ao Brasil. Todos os anos são emocionantes, e esta realização é sempre esperada com muita expectativa.
Uma das boas novidades deste ano são os troféus criados e confeccionados pelo artista plástico Freddy Correia, dono de algumas das principais obras de arte construídas em mármore, granito e ferro, espalhadas em importantes localidades do estado, como a Praça da Mulher no bairro de Stella Maris, o Centro de Convenções Ruth Cardoso, a entrada de Maceió pela Praia do Sobral, entre outros lugares.
Também contaremos com a grande jornalista, apresentadora e carismática Liara Nogueira como a mestra de cerimônia. Agradecimentos Especiais: A Secretária de Estado da Comunicação, A Algas em nome de seu Presidente Edbverto Omenna, ao Tribunal de Contas do Estado Dr. Fernando Toledo, Secretária de Estado da Cultura – Mellina Freitas, Ronda do Bairro, Cesmac, Pousada e Hotel Noah Noah, ao advogado e amigo Dalton Medeiros, Dr, Jose Carlos Lyra – Presidente da FIEA, Fernando James TV Gazeta, Usina Coruripe, Semce (Lei Paulo Gustavo), Instituto Zumbi dos Palmares, Jornal Extra e Jornal Tribuna Independente. Criação e Realização do Prêmio Selam Bandeira: Eventur´s e Fortes Empreendimentos Produção Cultural: Marcus Assunção, Marina e Leonardo Fortes Coordenação Geral: Fafá Rocha.
LISTA HOMENAGEADAS – SELMA BANDEIRA 2024
- ADELAIDE MARIA WANDERLEY NOGUEIRA BARROS
- ALDA DE BARROS ARAÚJO
- ALICE BELTRÃO MELIANDE
- BEATRIZ SANTANA DE SOUZA LIMA
- CLÁUDIA TEIXEIRA BRITTO TOLEDO
- ELIANA DE MENEZES BANDEIRA
- FABRÍCIA ACIOLE DE LIRA
- IRINA COSTA
- JANNYNE BARBOSA
- JANINNE MIRANDA CARVALHO
- KARLA CHRISTINE DAVINO DA SILVA RIOS
- LYDIA POLLYANA GOMES DE OLIVEIRA CASTELA
- MARIA ÂNGELA PAIVA GUIMARÃES
- MARIA ANGÉLICA VIEIRA CAVALCANTI MELO
- MARIA JOSÉ DA SILVA
- MARIANA BERNARDES
- PAULA CINTRA DANTAS
- SORAYA MARIA DE OMENA MENDES DANTAS
- VANÚZIA OLIVEIRA SILVA ROCHA
POR ASSESSORIA