O projeto intitulado “Arapiraca 100 anos: Educação científica para um futuro sustentável”, elaborado pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico de Arapiraca, da Secretaria Municipal de Educação, foi aprovado na chamada 08/2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O município conquistou a segunda maior nota do estado de Alagoas, entre as instituições de ensino.
Com foco na realização de ações e eventos de popularização e divulgação da ciência, a proposta se destacou entre as demais por seu impacto regional e relevância científica, tendo como protagonistas principais os professores e estudantes da rede municipal de ensino de Arapiraca. “Esse resultado é um marco importante para o município, reforça a qualidade das iniciativas científicas desenvolvidas aqui e o impacto positivo que elas podem gerar na nossa comunidade”, destaca a Coordenadora do evento Profa. Dra. Janaína Kívia.
A aprovação do projeto reitera o compromisso de Arapiraca com a promoção da Ciência e Tecnologia, com o fomento de ações educacionais que proporcionam oportunidades de inovação e crescimento para a comunidade local. “O apoio da Secretaria de Educação foi fundamental para chegarmos a esse resultado, fornecendo recursos e incentivo para que projetos inovadores como esse pudessem ser elaborados e apresentados em nível nacional. Estamos muito orgulhosos e confiantes de que essa parceria continuará promovendo o desenvolvimento científico e educacional em nossa região,” destaca a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico, Profa. Dra. Janice Gomes Cavalcante.
A equipe responsável agora se prepara para representar o município em um dos maiores eventos de divulgação científica do país, que acontece numa primeira etapa entre 14 e 25 de outubro, e se encerra no dia 07 de novembro com a realização da I Olimpíada Municipal de Robótica de Arapiraca.
POR ASSESSSORIA