Todas as 57 unidades de ensino da Educação Infantil farão a formação
Assessoria
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promove, desde a semana passada, capacitações dentro do projeto estadual Creche Segura, que leva orientações de primeiros socorros para servidores das unidades de educação infantil. A iniciativa é fruto da parceria da Semed com a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
O projeto atende uma das exigências da Lei 13.722/2018, chamada de a Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação, em primeiros socorros, de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, da Educação Básica.
Na manhã desta segunda-feira (19), a capacitação foi realizada no auditório da Semed, com servidores de seis Centros Municipais de Educação Infantil. Nas creches do município, a ação começou nos dias 12 e 14 de agosto, no CMEI Herbert de Souza e na Faculdade de Direito, Ciências e Tecnologias, respectivamente, reunindo servidores de várias unidades educacionais da educação infantil.
De acordo com Luciane Azevedo, técnica pedagógica da Formação Continuada da Semed, todos os 57 CMEIs do município de Maceió participarão da formação, com 20 a 30% do quadro de pessoal presente. No primeiro ciclo, 37 unidades educacionais estão sendo contempladas, e as outras 20 estão programadas para o primeiro ciclo de 2025.
“As oficinas de primeiros socorros são fundamentais porque as equipes precisam estar preparadas para qualquer ocorrência. Todo mundo precisa estar preparado para salvar vidas. Engasgos e quedas, por exemplo, estão presentes no cotidiano das crianças. Temos que estar preparadas para fazer esse atendimento até o principal socorro chegar, caso seja necessário”, completou Albanir Lima, técnica da Coordenadoria de Formação Docente da Semed.
“A Lei Lucas é uma lei federal de 2018 que exige que todos os estabelecimentos de Educação Básica, tanto públicos quanto privados, passem por uma capacitação em primeiros socorros, visando preparar o efetivo das escolas para que saibam agir numa situação de emergência. Então, desde dezembro do ano passado, estamos com a função de passar pelos municípios com esse treinamento através do Creche Segura”, explica Marina Torres, terceiro sargento-bombeiro e instrutora da capacitação, ao lado do segundo sargento, João Carlos.
A ação prossegue no dia 21 de agosto, no Auditório Paulo Freire, na Semed; e no dia 28, no Polo Associado da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade Federal de Alagoas.