Brota na Grota amplia oferta de serviços de saúde nas comunidades carentes da Capital

Compartilhe

Assessoria

O Brota na Grota oferta, através dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), diversos atendimentos para cuidar dos moradores das comunidades mais carentes da capital e de seus pets. No total, mais de 94 mil atendimentos da saúde foram realizados por profissionais da Prefeitura de Maceió e mais de R$ 707 mil investidos nestes serviços durante ações sociais itinerantes.

De acordo com o coordenador da Saúde nas edições do Brota na Grota, Edvaldo Almeida, o processo de trabalho do programa é monitorado continuamente pela gestão, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços de saúde por todas as comunidades. Em sua visão, a saúde preventiva tem sido um grande desafio, pois por muito tempo as comunidades que vivem em grotas foram esquecidas pelo poder público. Mas isso vem mudando com as recentes ações, e a satisfação com essa mudança é expressa pelos moradores com o seu contentamento.

“As comunidades têm recebido as nossas equipes com muita satisfação, pois não levamos somente os serviços de saúde, mas também dignidade, para quem por muito tempo foi esquecido. Os relatos positivos da população quanto aos atendimentos humanizados de nossa equipe é a certeza que estamos no caminho certo, porque adentramos nas casas das pessoas não só para realizar o atendimento, mas para ouvi-las. Daí a relevância que o Brota na Grota tem proporcionado na vida de quem mora nessas comunidades”, ressaltou.

Os atendimentos de enfermagem se destacaram, superando de 33 mil, com testes-rápidos, aferição de pressão, glicemia, curativos e atualização do cartão de vacinas sendo ofertados diretamente para a população que vive em regiões vulneráveis.

Entre os serviços mais procurados pela população, as vacinas foram contabilizadas em mais de 10 mil aplicações, desde as mais básicas, como a Penta, Rota vírus e Hepatite B, até a campanha de vacinação contra a Influenza.

As consultas com o clínico geral superaram a marca de mais de 800 durante ações itinerantes do programa Brota na Grota. Ao todo, mais de 10 mil atendimentos com a nutricionista e mais de 10 mil de consultas e sessões de fisioterapia contribuíram para o bem-estar da população. Os atendimentos são realizados durante as edições do programa, bem como durante ações que ocorrem diretamente na residência dos moradores da comunidade a ser atendida naquela semana.

Os atendimentos veterinários se destacaram durante as edições do Brota na Grota. Mais de 27 mil atendimentos foram realizados pelos veterinários, incluindo mais de 9 mil consultas, mais de 9 mil vacinas antirrábica e um número superior a 8 mil vermífugos que foram aplicados em cães e gatos desde o início do programa, no ano de 2023.

“Um dos maiores compromissos do Brota na Grota é cooperar com a saúde da população. Os atendimentos realizados pelas equipes da SMS são de grande relevância para as comunidades, pois contribuem com a saúde tanto das pessoas quanto dos animais. Assim, auxiliamos na prevenção de doenças e zoonoses”, ressaltou o coordenador do programa, Sergio Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *