Hospital de Emergência do Agreste promove Cine Pai em homenagem ao Dia Dos Pais

Compartilhe

O auditório do HEA ficou lotado para acompanhar o vídeo Meu Pai é Herói, em alusão ao Dia dos Pais

Pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, ficaram em silêncio, atentos e emocionados na tarde dessa quinta-feira (8). O motivo: a exibição do documentário Pai Herói, de Marcos Piangers, autor do best-seller O Papai é Pop. A iniciativa ocorreu no auditório da unidade hospitalar, e marcou a primeira edição do Cine Pai, ação de humanização promovida em alusão ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11). 

Organizado pelos profissionais da Brinquedoteca Alegre e Brinque, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e com o apoio do Serviço de Psicologia do HEA, a ação contou com a presença do diretor-médico da unidade, Vanderly Oliveira, que destacou a importância do Cine Pai. “Este tipo de acolhimento tem sido muito saudável. São situações que se unem ao atendimento no leito, se multiplicam e fazem o Hospital de Emergência do Agreste ser avaliado positivamente. Há uma preocupação com o bem-estar de todos. É só observar o semblante dos espectadores que vieram assistir ao Cine Pai”, afirmou.

Na plateia, os espectadores puderam assistir o vídeo que lança um olhar de reflexão sobre o papel do pai na vivência com os filhos. Tarefa que, muitas vezes, é árdua, diante do fato de que é necessário ter que equilibrar a paternidade com o trabalho, visando ajudar no sustento e a demonstração de carinho e afeto pela família.

“É uma forma de homenagear estes pais que estão internados ou acompanhando pessoas internadas, bem como, os servidores, além de trazer uma reflexão sobre a importância deles para os filhos. Não é necessário ter o melhor carro ou ser o super-herói fisicamente. Ele pode ser o super-herói simplesmente se fazendo presente na vida do filho”, afirmou a assistente social Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque.

Ela ressaltou que muitos espectadores se emocionaram com o vídeo, com a história. “Isso é excelente porque perceberam o quanto são importantes no desenvolvimento da criança, no crescimento e até na vida adulta deste filho”, enfatizou Eliflan Pereira.

A sessão do Cine Pai foi uma homenagem, mas também uma forma de lançar um olhar de reflexão sobre o papel do pai na criação e desenvolvimento dos filhos

Elogios
Ao final da sessão, todos receberam brindes. O trabalho de humanização, lidando com um tema tão importante, foi elogiado pelos espectadores. Entre eles, o aposentado João Soares Filho, de 70 anos, que é pai de dois filhos, avô de três netos, e que foi internado no HEA após sofrer ferimentos, provocados por uma queda no banheiro de casa, em Inhapi, Sertão de Alagoas.

O sorriso no rosto é a prova da satisfação por ter sido convidado para o Cine Pai, que, pra ele, é surpreendente e inédito em um hospital. “É uma honra participar de uma sessão de vídeo como esta. Nunca tinha ouvido falar que havia este tipo de ação em um hospital. A gente fica aqui tenso, se recuperando, e encontra este acolhimento no período de Dia dos Pais. Fiquei emocionado e quero dividir isso com minha família”, afirmou João Soares Filho.

Aleph Alexandre dos Santos, de 29 anos, foi outro espectador do Cine Pai. Ele está no HEA acompanhando a mãe, que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele é filho único e pai do recém-nascido Artur. “A ideia do pessoal foi ótima e marcante. Minha mãe está se recuperando bem do AVC, mas a família fica tensa com a situação. Por mais que a equipe seja maravilhosa, são momentos de angústia e o vídeo ajuda a acalmar a mente e o coração”, declarou Aleph.

Repórter: Tony Medeiros
Fotos: Pedro Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *