Ricardo Nezinho recebe homenagem de alunos responsáveis por produção de livro em alusão aos 100 anos de Arapiraca

Compartilhe

O deputado estadual Ricardo Nezinho participou, na manhã desta sexta-feira(17/05) de uma entrevista coletiva diferenciada. Nezinho foi o primeiro personagem de Arapiraca a ser sabatinado por estudantes do 3° Ano B da Escola de Ensino Fundamental Professor Lourenço de Almeida, na comunidade Bálsamo, zona rural de Arapiraca.
Dentro da sala de aula, ele respondeu as perguntas sobre família, parlamento, legislação e ações políticas. Ricardo, apaixonado por Arapiraca, por pessoas, dedicado a contar a história de Arapiraca, é personagem de um projeto da turminha liderada pela professora Rosiane Costa, que pretende lançar um livro a partir das entrevistas que serão realizadas ao longo das próximas semanas.
O livro, cujo título é “As Aventuras de Alice e o Chapeleiro nos 100 anos de Arapiraca” vai contar histórias de personagens que colaboraram para o desenvolvendo da Terra de Manoel André nestes 100 anos de história.
O título faz referência à obra literária Alice no País das Maravilhas, do escritor, Lewis Carroll, lançada em 1865.
“Alice quer conhecer a cidade com nome de princesa e vai entrar em Arapiraca pelo Bálsamo. Vai conhecer A história da comunicada e vem até a Escola Lourenço de Almeida para convidar os alunos do 3° B para uma viagem nesta história riquíssima de Arapiraca e , nesta volta, vão conhecer estes personagens reais que ajudaram a desenvolver nosso município”, explicou a professora Rosiane Costa.
“O deputado estadual Ricardo Nezinho é nosso primeiro convidado porque ele tem um lindo trabalho de valorização da história de Arapiraca. São livros e a série de documentários Raízes de Arapiraca, com os próprios heróis e heroínas contando suas histórias de muito trabalho e superação. Além disso, o deputado tem todo um trabalho legislativo de defesa de Arapiraca”, salientou a professora.
“O livro terá um pouco de fantasia, por ser voltado para a criançada, mas também com muita realidade”, explicou.
Participam do livro os 30 alunos do 3°Ano B, que têm entre oito e nove anos de idade.
Maria Clara Lopes Almeida tem oito anos. Ficou encantada com a participação de Ricardo Nezinho.
“É um sonho sendo realizado por todos da turma. Vai ficar marcada no meu coração para sempre. Foi a primeira entrevista e eu espero que nosso livro seja um sucesso entre as outras criança e que faça florescer outros projetos em Arapiraca”, afirmou a pequena.

IDENTIDADE – A escolha por Alice tem um forte e emocionante significado.
“No famoso livro Alice no País das Maravilhas há um trecho que fala sobre quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve. Eu quero que todos eles saibam para onde quer ir. Eu quero que todos eles tenham sonhos. Eu quero que todos eles floresçam. Com este livro, com as entrevistas sobre a história de Arapiraca, também queremos apresentar pra estas crianças que elas também pertencem a Arapiraca. Elas moram no Bálsamo, que fica a pouco mais de 11 quilômetros da entrada de Arapiraca e a gente percebe que algumas delas sentem falta desta percepção de que também são arapiraquenses e que os pais, avós, tios, também ajudaram a construir esta metrópole. É uma forma delas se sentirem parte do todo e se identificarem” ,completou Rosiane.
“A escola Professor Lourenço de Almeida atende 410 alunos da educação infantil até o sexto ano. A professora Rosiane está desenvolvendo esse trabalho com a temática dos 100 anos de Arapiraca, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, trazendo esta contribuição, inicialmente com o deputado Ricardo Nezinho, para contar esta história de muito desenvolvimento. É uma ótima experiência para os alunos para que entendam o passado e projetem um futuro promissor para eles, para a comunidade e para o mundo”, afirmou Anderson Leão, gestor da escola.

HOMENAGEM – Depois das perguntas, as homenagens. A professora Rosiane entregou uma caixa com várias cartinhas escritas pelos alunos. Palavras de carinho e apoio ao deputado Ricardo Nezinho.
Ele também recebeu uma medalha de honra ao mérito e um lindo troféu com a simbologia da árvore Arapiraca.
A entrevista coletiva só terminou realmente depois de um abraço coletivo entrelaçado de sorrisos e ternura.
“Eu me sinto honrado e agradecido. Muito bom que a gente possa ter este contato com os estudantes, professores nesta escola que teve a ideia de produzir um livro, buscar pessoas e fazer entrevistas dentro de sala de aula despertando o alunado para a história, para a leitura. Eu quero parabenizar a todos que fazem a Escola Lourenço de Almeida, aos gestores, aos alunos e à professora Rosiane que me fez o convite. Foi um momento especial na minha vida”, comentou Ricardo Nezinho.
Um momento que trouxe à tona tantos momentos marcantes para Nezinho, citando, em saudosa memória, o deputado Nezinho e dona Paula, pais de Ricardo, além dos irmãos e o Núcleo familiar construído pelo médico-veterinário que se tornou político pela visão humanizada de tratar a vida.

Por Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *