Alunos passam por avaliação da saúde bucal – Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou os serviços odontológicos em 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As ações são alusivas ao dia D Mais Saúde Bucal na Escola, que faz parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE), tendo o objetivo de desenvolver atividades preventivas junto aos alunos para garantir os cuidados e a prevenção de doenças bucais.
As atividades fortaleceram os serviços que já são realizados de forma contínua e a Coordenação Técnica de Saúde Bucal disponibilizou equipes nessas escolas municipais para atender alunos da rede pública municipal de ensino, de modo a ampliar os atendimentos, através da avaliação e educação em saúde bucal, aplicação de flúor, orientações sobre escovação e realização de tratamento restaurador atraumático.
De acordo com Ducy Farias, coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS, o dia D exerce o papel fundamental de conscientizar e mobilizar pais, mães, responsáveis, alunos e profissionais da educação a intensificarem os cuidados preventivos.
“Já trabalhamos de forma rotineira em 108 escolas que estão cadastradas no PSE. Atuamos com uma equipe de dentistas, desenvolvendo um trabalho de educação e prevenção. Essa é a primeira vez que tem o dia D de Saúde Bucal nas escolas. Essa movimentação é necessária para gerar visibilidade à importância desse trabalho, que proporciona bem-estar e saúde bucal para alunos da rede de ensino. Disponibilizamos 45 dentistas para atuarem no dia 8 e realizarem diversos atendimentos e encaminhamentos adequados para um serviço de qualidade e contínuo”, ressaltou Ducy Farias.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zaneli Caldas, localizado no Poço, foi uma das 28 escolas que tiveram a intensificação de atendimentos odontológicos para 107 alunos, no período da manhã.
A equipe ficou responsável por realizar avaliação de saúde bucal, analisando o nível situacional na tiragem para realizar o acompanhamento adequado, em um retorno, e possíveis encaminhamentos, se necessários.
A dentista Jaize Lima, que realizou o acompanhamento no CMEI Zaneli Caldas, informou sobre a atividade na escola e sobre o potencial da campanha.
“Estamos fazendo o levantamento de risco, aqui nesse CMEI através da triagem e exame bucal, para averiguar a necessidade odontológica. A partir disso, fazemos o comunicado aos pais para um encaminhamento adequado. O Dia D é para divulgação, a fim de conscientizar e proporcionar saúde bucal de forma coletiva, um trabalho coletivo entre alunos, pais e escolar, através do contato com o profissional de saúde bucal, a fim de prevenir e tratar possíveis problemas dentários dos futuros adultos”, destacou.
As equipes se dividiram em dois turnos, manhã e tarde, para contemplar todos os alunos. A campanha nas escolas contou com distribuição de kit escovação, aplicação de flúor, orientações e palestras, e tratamentos.
O CMEI Jorge de Lima, na Santa Lúcia, contou com Tratamento Restaurador Atraumático para os alunos. Todas as atividades passaram pela autorização de pais de estudantes, a fim de proporcionar ciência sobre a importância da saúde bucal e das atividades de conscientização ampliadas.
por Assessoria