PREFEITURA DE ARAPIRACA PARTICIPA DO SIMULADO DE EMERGÊNCIA DA BARRAGEM SERROTE

Compartilhe

Fotos: Apollo

A terceira edição do Simulado de Emergência da Barragem Serrote aconteceu neste sábado (06) e contou com a participação de mais de 100 moradores da região. A operação é realizada pela MVV em parceria com as Defesas Civis de Arapiraca e Craíbas, além de outros órgãos como SMTT, Secretaria de Defesa Social, grupamento aéreo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, BPRV e Exército Brasileiro.

Por meio da Defesa Civil, a prefeitura de Arapiraca se soma à frente de atuação para gerenciar qualquer tipo de evento crítico, explica o secretário de Defesa Social Ênio Bolivar.  “É importante que a gente tenha essa previsão, para prevenir um evento crítico como esse, para a gente dar apoio às vítimas. Arapiraca, por ser a capital do Agreste, por ser um polo, então a gente assumiu a responsabilidade, junto com a mineração, que está dando todo o apoio, e também a Defesa Civil de Craíbas, porque aqui faz parte do município de Craíbas, para que a gente possa contabilizar, verificar erros e acertos, ver o tempo de resposta de cada instituição, isso vai ser fundamental para que, se acontecer, a gente tenha uma melhor condição de amparar essas vítimas que vão estar fazendo parte desse evento crítico”.

De acordo com o gerente geral da Vale Verde, Breno Martins, o simulado atestou a capacidade de resposta da mineradora, caso haja algum rompimento da barragem. “No caso de um rompimento da nossa barragem, no caso crítico, ela chegaria na primeira residência com 47 minutos. Então, todas as pessoas dessas áreas, da zona de auto salvamento, estariam 100% salvas aqui nos pontos de encontro antes de 20 minutos. É um resultado excelente para todos nós aqui, tanto em termos das comunidades quanto em termos das instituições que participaram do nosso simulado de emergência”.

Ao total, foram 11 pontos de encontro que acolheram os moradores após o toque disparado nas 10 sirenes espalhadas ao longo de 10km abaixo da Barragem Serrote.

Comitê de Crise

Após o simulado, a Secretaria de Defesa Social reuniu outras pastas do município para tratar das condições do município de acolher as vítimas em um caso de rompimento. Representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca, apresentaram as ações que podem ser feitas coletivamente, como a disponibilização de escolas, colchões, alimentação e ambulâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *