20ª edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageará comunicadores  de Alagoas

Compartilhe

Acontece na próxima quarta-feira, 6, a 20ª edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco, na qual serão homenageados com a honraria os maiores comunicadores de todo o estado. O evento será no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió, às 20h, e será aberto para convidados e toda a imprensa.

Neste ano, um dos homenageados será o jornalista e radialista Roberto Baia, editor chefe do Jornal de Arapiraca, Jornal do Interior, colunista do Jornal Tribuna Independente e do Jornal Extra Alagoas.

Marcos Assunção, um dos criadores e realizadores do Prêmio Odete Pacheco, concedeu entrevista ao Portal Arapiraca News e falou sobre a homenagem para Roberto Baía. “Baía é um amigo pessoal que nunca recebeu a honraria do prêmio Odete Pacheco da comunicação, isso quer dizer que ainda existem profissionais a serem reconhecidos, isso é muito importante. É sinal que sempre teremos profissionais e bons conteúdos ainda a serem reconhecidos mesmo daqui a 10, 20 anos, pela quantidade de bons profissionais que temos no estado de Alagoas”, disse Marcos Assunção.

Ele também ressaltou que está feliz com a escolha da comissão ao reconhecer o trabalho do jornalista Roberto Baía. “Ele vai estar recebendo na categoria de uma grande comunicadora do rádio alagoano, brasileiro e nordestino que é a Marta Martins, da cidade de Penedo, ela que tem uma voz belíssima. Então ele estará recebendo como um destaque. A categoria fala isso, destaque da comunicação, que é jus a história de Roberto Baia, um excelente profissional, ético, caráter fantástico, de uma capacidade enorme, respeitadíssimo em todo o Brasil, não somente no estado de Alagoas. Merecedor não somente do prêmio  Odete Pacheco da comunicação como outras honrarias importantes. Então eu fico muito feliz que a nossa comissão técnica e eu também tenhamos esse ano indicado esse grande profissional que é o Roberto Baía quem vai ganhar com isso? é Alagoas e a classe da comunicação”, pontuou Marcos Assunção.

“Precisamos de pessoas ou mais profissional estilo Roberto Baia diariamente, não só em lembrarmos dele no momento grandioso como é o prêmio Odete Pacheco da comunicação, um representante de Arapiraca, cara que tem uma história belíssima de vida. E também um apaixonado pela cultura, tem composições belíssimas e tem essa sensibilidade cultural. Ele e o filho dele, o João Baía, são artistas, ou seja: Baia é um grande artista da comunicação. Um grande profissional que passou por diversos meios de comunicação, a exemplo do extinto Jornal de Alagoas. Com certeza, Arapiraca que está lucrando com isso. Parabéns Roberto Baía”, completou Marcos.

Ainda em entrevista, Marcos Assunção disse que a escolha dos comunicadores é feita através de pesquisa, opiniões, indicações e depois é enviada para uma comissão técnica.

Serão homenageadas 25 categorias diferentes e todos os homenageados deste ano vão receber a premiação pela primeira vez. Ao todo, 100 comunicadores foram indicados.

De acordo com Marcos, há cinco anos a premiação Odete Pacheco tem homenageado outros comunicadores que não pertencem ao estado de Alagoas, tornando o prêmio macro da comunicação. Já foram homenageados apresentadores, locutores, locutores esportivos, operadores de áudio, operadores de gravação, repórter de externa, entre diversas outras áreas do rádio alagoano.

“E já com esse pensamento de estarmos trazendo novos imigrantes profissionais da comunicação do Brasil, esse ano será homenageado jornalista Francisco José, com mais de 40 anos de TV Globo Nordeste. Ele já confirmou presença”, explicou.

Perguntado pela nossa redação sobre a importância de manter uma premiação como essa no Nordeste. E disse que a importância dessa premiação é mantermos a história viva de grandes comunicadores, de revelarmos novos profissionais e motivarmos principalmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de terem sido lembrados. “O Prêmio Odete Pacheco da comunicação é um é um dos poucos prêmios e reconhecimento no Brasil ainda no mundo de hoje então tudo é muito importante. Todos são merecedores não repetimos homenagens fazemos tudo com muito respeito e muito carinho”, explicou.

Marcos Assunção, Leonardo e Marina Fortes são os criadores do prêmio é Odete Pacheco da comunicação

Prêmio Odete Pacheco – O prêmio, criado em 2003, leva o nome da grande locutora alagoana, natural de Passo de Camaragibe e uma das fundadoras da rádio Difusora de Alagoas, emissora oficial do estado. Odete Pacheco trabalhou numa época em que não se tinha muito a presença feminina no meio radiofônico. Mas seu trabalho passou a ser reconhecido pelo grande público, atingindo outros estados.

Para finalizar, Marcos Assunção agradeceu a todos os patrocinadores Incentivadores do prêmio Odete Pacheco da comunicação a DH tecidos,  Minas joias,  Pindorama, Record engenharia, prefeitura municipal de Maragogi,  Pitu e Faculdade Cune.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *