Por: Erika Messias
Para manter a população em alerta quanto aos sinais e sintomas do câncer bucal, a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (Urbano III) oferece na manhã desta terça-feira (27) palestras e exames gratuitos. Através da campanha “Maio Vermelho”, a unidade enfatiza a importância de procurar o dentista, além de ajudar a combater esse tipo de doença.
Cerca de 40 moradores participaram da ação palestrante e aprenderam, de forma didática, a melhor maneira de prevenção por meio do autocuidado. Sendo a primeira campanha municipal de incentivo à saúde bucal, o evento prestou serviços de avaliação dental, ofereceu brindes e criou vínculo informativo diante do tema.
Essa relação de proximidade e conhecimento da população, para o cirurgião dentista André Machado, profissional responsável pela Urbano III, é fundamental em possíveis tratamentos. Ele acredita que muitas pessoas esquecem da real necessidade dos cuidados bucais, sendo também muito importante mostrar que a boca também merece um check-up médico mensal.
“Não esperamos essa quantidade de pessoas e é muito importante que eles venham, saibam como o profissional dentista também é necessário para se manter a saúde do corpo como um todo. O câncer bucal, assim como qualquer outro tipo de câncer, é preocupante e o tratamento precisa ser imediato, essa doença, partindo da análise de câncer na região de cabeça e pescoço, pode matar um paciente em menos de seis meses. Nossa campanha, que foi pensada justamente pela falta de procura dos usuários adultos, visa prevenir e diagnosticar com antecedência, além de demonstrar o quanto é imprescindível fazer exames bucais com mais frequência”, declara Dr. André Machado.
É pensado nessa necessidade, que o morador, José Pedro dos Santos, de 56 anos, não pretende ficar sem seus exames em dia. Seu Pedro, como é conhecido pela comunidade, descobriu no ano passado uma pequena ferida na língua e resolveu procurar o médico, o que ajudou no diagnóstico precoce.
Para ele, ações do Maio Vermelho devem ser vistas como uma forma de melhorar a procura por médicos especialistas, assim como acontece em outras campanhas mais conhecidas, a exemplo do Outubro Rosa. Ir às consultas, prestar atenção nas mudanças faciais e jamais esperar pelo avanço da doença foi o que salvou a vida de seu Pedro.
“Acho muito bom cuidar da saúde. Eu, que já conheci essa doença de perto, não deixo de vir ao médico e sempre que preciso estou aqui. Quando descobri, ainda estava no início e o pessoal do posto de saúde me ajudou muito. As pessoas precisam procurar o dentista, precisam saber que não é só o câncer de mama que mata, o de boca também pode nos tirar a vida”, diz Pedro.
Câncer de boca afeta mais homens
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal de Girau do Ponciano, Dr. Deise Lima, a falta de proteção durante o trabalho no sol, uso contínuo de cigarros e bebidas alcoólicas são fatores perigosos para se desenvolver esse tipo de tumor maligno. Atualmente, a incidência desse tipo de câncer afeta principalmente homens entre os 40 e 60 anos, mas isso não quer dizer que mulheres ou pacientes mais novos não possam desenvolver a doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 15 mil novos casos foram registrados durante o ano de 2024, um acúmulo preocupante para a também cirurgiã, Deise Lima.
“Mostrar essa incidência de casos do câncer de boca no nosso país para a população girauense é extremamente importante, pois é assim que fazemos a nossa cidade compreender o quão perigoso é não cuidar da saúde bucal. A odontologia deve se encaixar de forma positiva nas diversas campanhas que temos ao longo do ano, além disso, estamos em uma região onde as pessoas fazem uso de cigarros feitos a partir de fumo de rolo, não se preocupam em se proteger do sol, e claro, não acham necessário procurar um dentista. Essa primeira experiência protagonizando o trato bucal, é uma forma de mostrarmos como é bom estar com a saúde da nossa boca em dia”, destaca a cirurgiã.
A coordenadora também afirmou que as palestras e exames também serão levadas às outras unidades de saúde do centro e zona rural.


