Plataforma do OxeTech passa a ser acessível para pessoas com deficiência visual

Compartilhe

Bruna Tojal / Ascom Secti

O OxeTech irá se tornar o programa de capacitação tecnológica com mais acessibilidade do Brasil. Dessa vez, as plataformas serão acessíveis também para pessoas com deficiência visual, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da startup See U App.

A empresa arapiraquense usa inteligência artificial para criar um metaverso inovador e proporcionar visão, gerando liberdade e autonomia para pessoas cegas. A parceria da Secti com a startup é fruto da legislação estadual atualizada de ciência e tecnologia e inovação, sancionada pelo governador Paulo Dantas.

A See U App é uma startup alagoana de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial, ecolocalização e realidade aumentada para promover a autonomia de pessoas cegas ou com baixa visão, tornando o aprendizado e a participação social mais acessíveis. Na parceria com o programa OxeTech, a startup irá validar sua solução em ambientes educacionais reais.

Essa iniciativa posiciona o OxeTech como um programa pioneiro na promoção da acessibilidade digital e na formação inclusiva de profissionais de tecnologia em Alagoas. O CEO da See U App, Arthur Sandes, explica como irá funcionar a acessibilidade da plataforma.

“A integração da See U App aos cursos do OxeTech garante o acesso completo de pessoas com deficiência visual ao conteúdo e às ferramentas educacionais, com uma interface adaptada a partir do feedback dos usuários. Professores, tutores e alunos são capacitados no uso da tecnologia assistiva, com suporte técnico especializado e acompanhamento contínuo do impacto na autonomia e no aprendizado.” explica o CEO.

Além disso, o App possibilita uma interface dinâmica e inovadora, que permite que super-heróis possam ser os olhos para pessoas cegas ou com deficiência severa. “Transformamos pessoas em verdadeiros super-heróis — como o Demolidor, dos quadrinhos e filmes da Marvel — ao possibilitar que um aplicativo no celular funcione como seus olhos. Com essa tecnologia, elas podem estudar, trabalhar e viver com mais autonomia, conquistando uma vida plena e independente”, destacou Arthur Sandes.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, tornar o maior programa de qualificação técnica em tecnologia acessível para pessoas cegas é um grande avanço para o desenvolvimento do estado, promovendo equidade para todos. “Já garantimos a acessibilidade em Libras nos sites do governo; agora, avançamos ainda mais com a inclusão de pessoas cegas nas plataformas do OxeTech. Essa iniciativa reforça nosso propósito de fazer com que a tecnologia e a inovação cheguem, de fato, a todos”, destacou o secretário

Além de capacitação técnica, o OxeTech também conecta os alunos ao mercado de trabalho, com capacitação e oportunidades, ao oferecer qualificação intensiva e bolsas de estudo, facilitando a inserção no mercado de trabalho, por meio de parcerias com universidades e empresas locais, através do OxeTech Work.

Ascom Secti

ver

Ascom Secti

ver

Ascom Secti

ver

Ascom Secti

ver

Ascom Secti

ver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *