Ovos de granja infectada por gripe aviária são destruídos – Foto: Reprodução
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou a destruição de ovos para incubação oriundos de uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi confirmado um foco de gripe aviária. A medida tem caráter preventivo e visa proteger a avicultura nacional.
De acordo com o ministério, os ovos haviam sido enviados a incubatórios não apenas dentro do próprio Estado, mas também no Paraná e em Minas Gerais. Ainda que não haja comprovação de contaminação nos ovos, o Mapa decidiu agir de forma cautelosa diante da situação.
Esses ovos são fertilizados e, sob condições apropriadas, podem gerar novas aves. Eles são amplamente utilizados em granjas como parte do processo de reprodução.
A confirmação do foco da doença, divulgada na última sexta-feira (16), levou à suspensão das exportações de produtos avícolas brasileiros para diversos mercados internacionais, como China, Argentina, Uruguai, Chile e países da União Europeia. A repercussão é significativa, considerando que o Brasil lidera o mercado mundial de frango, sendo responsável por 35% da produção global.
O governo federal informou ainda que os 150 países importadores de aves e derivados brasileiros já foram oficialmente notificados sobre a ocorrência do foco da influenza aviária. Cabe a cada um desses países decidir sobre a suspensão temporária da comercialização.
Em nota, o Mapa reforçou seu compromisso com o setor produtivo e a população: “Todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas, reforçando o compromisso do Mapa com a sociedade e com o setor produtivo”.
Por Redação / Terra