Arapiraca avança em diversidade e políticas afirmativas com instituição de comitê de equidade na Saúde

Compartilhe

Foto: Anthony Menezes – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca deu um grande em passo em direção a uma saúde pública mais justa e igualitária. Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou a nova Coordenação de Equidade e Políticas Afirmativas e assinou oficialmente a portaria de instituição do Comitê de Equidade na Saúde, em uma solenidade que contou com a participação popular e de membros de diversos setores da sociedade.

O projeto representa um marco na consolidação de políticas públicas de saúde voltadas às populações historicamente vulnerabilizadas, como as comunidades negra e quilombola, LGBTQIAPN+, pessoas com albinismo, em situação de rua e outras. O objetivo central é promover mais eficácia e acompanhar a implantação de ações afirmativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora de Equidade e Políticas Afirmativas, Érica Paula, a nova coordenação e o Comitê atuam em consonância com marcos legais, como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a Política Nacional de Saúde da População em Situação de Rua, a Política Nacional de Saúde LGBT+, entre outras normativas que orientam a atuação equitativa no SUS.

“A criação desse comitê é mais do que um ato administrativo, é um compromisso ético e político com a dignidade humana. Estamos dizendo, com todas as letras, que em Arapiraca a vida importa, todas as vidas, e que as políticas públicas devem nascer do diálogo com quem vive as desigualdades cotidianas. Essa é a força do SUS que acreditamos e construímos diariamente”, destaca a secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque.

A solenidade contou com a presença ativa de representantes dos grupos sociais que integram o Comitê, reforçando o princípio do “Nada sobre nós sem nós”. Estiveram presentes representantes não somente destes grupos sociais, mas também da sociedade civil, técnicos das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e da Superintendência de Políticas para Igualdade Racial do Governo do Estado.

O setor acadêmico também participou do ato, representado por instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Faculdade Cesmac do Agreste, e o PET Saúde Equidade de Arapiraca, uma iniciativa que alia ensino, serviço e comunidade, reafirmando a importância da formação crítica e comprometida com a transformação dos serviços de saúde.

Por Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *