SSP inicia atendimentos a pessoas intimadas pelo Programa Celular Seguro em Arapiraca

Compartilhe

Roberison Xavier / Ascom SSP/AL

O atendimento aos moradores de Arapiraca intimados a devolver celulares com queixa de roubo ou furto foi iniciado na manhã desta segunda-feira (12). A ação faz parte do Programa Celular Seguro, criado pela Secretaria da Segurança Pública com o objetivo de recuperar equipamentos com restrições em todo o estado.

Cerca de 300 pessoas foram intimadas a comparecer na sala do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizada dentro do 3º Batalhão de Polícia Militar, que fica às margens da rodovia AL-220, no bairro Novo Horizonte.

O vice-coordenador do Programa, coronel Raumário Gerônimo, avaliou como positiva a participação da população, mas reforçou que os convocados que não atenderem o chamado poderão ser responsabilizados criminalmente por receptação culposa ou dolosa.

“Essas pessoas precisam se dirigir ao local indicado na intimação para dar uma resposta sobre a situação dos aparelhos. Pode acontecer o que foi registrado hoje, da vítima já ter recuperado o equipamento e não ter dado baixa no sistema da polícia, mas acabam recebendo a convocação. Todo caso será analisado, e havendo a devida comprovação, os envolvidos serão liberados. Agora, caso contrário, o aparelho pode ser devolvido de forma voluntária sem nenhuma responsabilização aos indivíduos. Agora se a pessoa não vai, por motivos que divergem da idoneidade, e não tem boa-fé junto ao nosso trabalho, aí sim, poderá vir responder na Justiça pelos seus atos”, afirmou o oficial.

O coronel Raumário também reforçou os canais oficiais pelos quais estão sendo enviadas as intimações. “Cada pessoa recebeu uma notificação eletrônica pelos números do programa através do WhatsApp, que são 0800 729 4593 e (82) 98752-2597. Elas foram chamadas para se apresentar até a próxima quarta-feira no 3º BPM e uma equipe nossa está à disposição para realizar o atendimento especializado”, frisou ele.

O secretário da Segurança, Flávio Saraiva, enalteceu a importância do Programa Celular Seguro no enfrentamento à violência. “Já temos obtido um resultado muito positivo com a recuperação de mais de 470 aparelhos, que estão sendo devolvidos aos verdadeiros proprietários. O objetivo principal é reduzirmos os roubos e furtos de celulares em todo o estado e para isso contamos com o apoio da população. Também estamos com foco para inibir o comércio ilegal, e operações vão fiscalizar pontos de venda”, disse o gestor.

O programa, lançado em janeiro deste ano, foi desenvolvido para rastrear e recuperar celulares com restrição de furto, roubo ou perda, utilizando como base boletins de ocorrência e dados fornecidos por operadoras de telefonia, por meio do número Imei – uma identificação única de cada aparelho. 

A forma mais prática de descobrir o número Imei do seu aparelho é discando o código universal *#06# no aplicativo de chamadas, que exibe o Imei automaticamente na tela. Outra opção é acessar as configurações do dispositivo, navegando até “Sobre o telefone” ou “Informações do status”, onde o número também costuma estar listado. O número também pode estar impresso na etiqueta da embalagem original do aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *