Lidera+: Projeto para fortalecer lideranças do Estado inicia nova fase

Compartilhe

Carol Amorim / Ascom Seplag

Para fortalecer as lideranças do Governo de Alagoas, foi iniciada esta semana mais uma etapa do projeto Lidera+, iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com o Instituto Motriz. A etapa conta com a aplicação de um formulário para conhecer os gestores e gestoras do 1º ao 4º escalão do Estado. A princípio, a aplicação acontece para os servidores da Seplag e, posteriormente, irá abranger demais órgãos do Estado.

Com a liberação do formulário “Perfil das Lideranças”, a terceira e atual etapa do projeto foi iniciada. Anteriormente, o projeto realizou as etapas de matriz de competências e de mapeamento de cargos, que contribuíram para a construção do formulário que tem como objetivo conhecer os profissionais que estão assumindo cargos de liderança no governo Paulo Dantas, como secretários de estado, secretários executivos, secretários especiais, superintendentes, chefes de gabinete, coordenadores, gerentes e assessores especiais que lideram equipes.

“Com foco no fortalecimento das lideranças, o projeto, alinhado à política de desenvolvimento, busca implementar boas práticas de gestão e promover maior eficiência no serviço público. Ao investir no desenvolvimento e no comprometimento das lideranças, o projeto contribui para a oferta de serviços públicos de maior qualidade à sociedade”, conta Onildo Canuto, superintendente de política de gestão para pessoas da Seplag.

O Lidera+ ainda contará com mais fases para a aplicação de ações, como a trilha antirracista, a capacitação sobre indicadores e metas, a estruturação de rotinas de monitoramento e desempenho, o levantamento de dados demográficos das lideranças do território e a trilha formativa para lideranças.

“Conhecer o perfil dos gestores públicos é fundamental para aprimorar a gestão e fortalecer as instituições. Com esse propósito, o programa Lidera+ foi criado para mapear as competências de liderança no Estado, por meio de metodologias inovadoras. A partir desse diagnóstico, a Seplag torna-se piloto de uma nova política pública voltada ao desenvolvimento e à valorização das lideranças no serviço público”, afirma Júlia Casado, secretária especial de Gestão e Patrimônio da Seplag.

Na atual fase, o projeto está sendo implementado em órgãos do Poder Executivo do Estado que são centrais, como a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Gabinete Civil de Alagoas, Secretaria de Estado da Governança Corporativa (Governança), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Gabinete do Vice-Governador, além da Seplag. Em etapas futuras, a iniciativa será ampliada gradualmente para contemplar todos os demais órgãos do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *