Marcelo Alves / Ascom Secdef
Como parte das atividades em alusão ao Maio Laranja, mês voltado à sensibilização e mobilização da sociedade para a proteção de crianças e adolescentes, a secretária de Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Tereza Nelma, participou de reunião no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília. Entre os assuntos debatidos com a secretária nacional do MDHC, Pilar Lacerda, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Secdef no combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
Além de discutir as atividades relativas a 18 de Maio, referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Tereza Nelma destacou a parceria e apoio do governo federal na aplicação de ações que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes.
“Vale destacar os esforços e a união entre os governos federal e estadual para ampliar a rede de proteção de crianças e adolescentes. Essa parceria só fortalece a sociedade nesse combate contra a exploração sexual infantil”, disse Tereza Nelma durante a reunião que contou com a participação do Diretor de Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, de Fábio Meirelles.
Durante todo esse mês, a Secdef promove atividades alusivas ao Maio Laranja. Na quinta-feira, (8), será realizada uma caminhada de conscientização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, incentivando a denúncia e o combate à violência sexual infantil, bem como reforçar a iniciativa “Todo Dia é 18 de Maio”. “Proteger crianças e adolescentes é um compromisso coletivo”, disse Tereza Nelma.
Campanha
A campanha Todo Dia é 18 de Maio tem o objetivo de conscientizar a população para a constante preocupação em reforçar o combate ao abuso e à exploração sexual infantil constantemente, e não apenas dedicar essa mobilização em um dia específico do ano.