Arapiraca implanta escritório de projetos em saúde e impulsiona produção científica no SUS

Compartilhe

Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca

Arapiraca está dando um grande passo no fortalecimento do SUS por meio da inovação e produção científica. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura criou neste ano a Coordenação de Gestão de Projetos em Saúde (COGEPS), com o objetivo de fortalecer a educação permanente e a prática baseada em evidências através do projeto “Saúde Arapiraca em Evidências”.

Desde sua implantação, o escritório já capacitou mais de 170 profissionais da Rede Municipal de Saúde, ofertando oficinas, consultorias individuais e atividades de formação voltadas para o desenvolvimento de projetos científico, resultando em mais de 100 projetos catalogados no portfólio da SMS.

A iniciativa tem se destacado a nível estadual e é responsável pela participação expressiva do município na mostra “Alagoas Aqui Tem Sus”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde (MS). Ao todo, foram submetidos 109 projetos de Arapiraca para seleção na etapa nacional, o que representa 35% da produção de todo o Estado.

A secretária Rafaella Albuquerque destacou a importância de fortalecer a produção científica como uma forma de aprimorar o serviço oferecido no município. “Esse projeto inovador reafirma nosso compromisso com a valorização dos nossos profissionais. Estamos construindo, com conhecimento e cuidado, uma nova cultura científica no SUS de Arapiraca”, declarou.

Segundo a coordenadora geral do COGEPS, Lousanny Caires Rocha, o escritório oferece suporte em todas as etapas da produção científica, desde a elaboração até a submissão de projetos para eventos e publicações nacionais e internacionais. Além disso, estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão de projetos, análise de dados e uso de evidências científicas para aprimorar a prática assistencial no território.

“Criamos a COGEPS para dar visibilidade ao saber produzido no território. Cada profissional do SUS tem potencial de transformar sua prática em ciência e nosso papel é apoiar, qualificar e estimular esse movimento”, afirmou a coordenadora.

A iniciativa reafirma o papel estratégico de Arapiraca no cenário da saúde pública e celebra os 100 anos do município com uma política inovadora, construída de forma coletiva, que valoriza os profissionais e fortalece o SUS.

Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca

POR ASSESSORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *