Arapiraca se prepara para viver um momento histórico na próxima segunda-feira, 28 de abril, com a estreia do espetáculo “Teatro Azul: Um Mundo de Possibilidades”, realizado pela Associação Amor Perfeito Azul (APA). A apresentação será protagonizada por crianças e adolescentes autistas e marca o encerramento do Mês de Conscientização do Autismo, celebrado em todo o país durante o mês de abril.
Este é o primeiro espetáculo teatral promovido pela APA, que atende atualmente cerca de 200 pessoas com autismo em Arapiraca e cidades vizinhas. O projeto foi contemplado no edital da PNAB Alagoas, uma iniciativa de fomento às artes cênicas, e conquistou o 3º lugar no estado em sua categoria.
Idealizado e coordenado pela radialista e assistente social Rejane Barros, o projeto nasceu com a missão de promover a inclusão por meio da arte.
“Pensei nesse projeto com o desejo de ver a arte e a cultura acessíveis a todas as pessoas com deficiência. Os editais precisam – e devem – pensar a política cultural a partir da inclusão, porque a arte transforma. Todas as pessoas têm direito à arte, e as instituições também precisam ocupar seus espaços nos editais de incentivo à cultura. Que esse seja um dos muitos que virão. Cultura inclusiva, sem capacitismo”, destaca Rejane.
Desde janeiro, os participantes vêm se preparando com oficinas de teatro, atividades interativas e ensaios conduzidos pelo professor de teatro inclusivo Henrique Avlis, diretor do espetáculo.
“É gratificante ver o brilho no olhar de cada criança. O teatro é para todos, e este projeto prova que a arte pode derrubar barreiras. Estamos aqui para dizer não ao capacitismo e sim à diversidade”, afirma Avlis.
A coordenadora da APA, Isa Almeida, que também é mãe atípica, relata emocionada a transformação observada nas crianças e adolescentes ao longo do processo.
“Notamos a alegria e a evolução significativa dos participantes. A cada encontro, vemos o quanto eles se desenvolvem e se sentem valorizados. Está sendo um grande desafio e também um aprendizado coletivo. Estamos muito ansiosos para esse dia”, ressalta Isa.
Para garantir a acessibilidade do espetáculo, haverá tradução simultânea em Libras, realizada pela intérprete Cristina. A apresentação contará com a presença de familiares, convidados e representantes de instituições ligadas à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência.
“O autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós tem que achar um jeito de entender as diferenças”, reforça o médico Dr. Leonardo Maranhão.
Local: Teatro do Planetário – Arapiraca, AL
Data: Segunda-feira, 28 de abril
Horário: 14h
Entrada gratuita
Por Redação