Arapiraca firma parceria com organização internacional para desenvolvimento de cadeias sustentáveis de resíduos sólidos – Foto: Assessoria
A cidade de Arapiraca segue sendo destaque no cenário nacional e internacional pelas iniciativas da Gestão Municipal para torná-la uma cidade sustentável e referência regional em gestão ambiental. Desta vez, o município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, deu mais um passo em direção a se tornar uma cidade ambientalmente mais eficiente e sustentável, firmando parceria com a organização multilateral norte-americana Delterra, focada em soluções ambientais na gestão de resíduos.
Arapiraca foi aprovada no Edital Rethinking Recycling (Repensando a reciclagem), lançado em 2024 pela instituição, juntamente com as cidades de Contagem (MG) e Florianópolis (SC), como os primeiros municípios do Brasil com projetos de economia circular pela Delterra. Eles foram selecionadas para receber o apoio da organização, que realizou um processo competitivo no país com mais de 30 territórios participantes. Anteriormente, apenas cidades da Argentina e da Indonésia haviam parcerias estabelecidas com a instituição, o que demonstra o compromisso da cidade de Arapiraca com a agenda da reciclagem e da economia circular.
O primeiro projeto objetivado na parceria com a Delterra é reduzir a quantidade de resíduos orgânicos do nosso Mercado Público e das nossas feiras livres destinados ao aterro sanitário, promovendo soluções de compostagem de resíduos, diminuindo a emissão de gás metano e combatendo o aquecimento global.
Este é um dos diversos projetos que a Prefeitura de Arapiraca tem para promover mais eficiência na gestão dos resíduos produzidos no município. No último mês, a Gestão lançou um edital de chamamento público para implantar um serviço de coleta seletiva porta a porta em cerca de 12 mil residências, importante projeto para a inclusão socioprodutiva dos catadores e para a diminuição do impacto ambiental da produção de resíduos em Arapiraca, que caminha para ser uma cidade lixo zero.
Além disso, a cidade também é destaque internacional com o selo Tree Cities of the World, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi a primeira do Nordeste a receber o reconhecimento e foi contemplada pelo segundo ano consecutivo, em 2025, pelos trabalhos realizados na proteção da biodiversidade.
Todos os destaques recebidos por Arapiraca refletem o trabalho diário realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e o compromisso do prefeito Luciano Barbosa em criar uma comunidade verde e ecológica por meio de políticas públicas eficazes.
A sustentabilidade, seja na proteção da biodiversidade ou na gestão inteligente de resíduos, é um fundamento importante para o desenvolvimento do município, porque reflete diretamente em áreas como a economia, mobilidade urbana e a qualidade de vida de todos os munícipes.
Por Assessoria