Com o intuito de manter o estoque de sangue em níveis seguros, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (10), coletas itinerantes em dois municípios alagoanos: Arapiraca e Coruripe. As ações acontecem das 8h às 16h.
Em Arapiraca, a coleta será realizada na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Já em Coruripe, os voluntários poderão doar sangue na Unidade de Coleta e Transfusão, localizada no bairro Tércio Wanderley.
A iniciativa busca garantir o atendimento à crescente demanda por transfusões em maternidades e hospitais. Para ser um doador, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, entre eles: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde.
Menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal, ambos munidos de documentos oficiais e originais.
Algumas condições impedem a doação de sangue de forma definitiva, como ter sido diagnosticado com hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis. Já no caso de procedimentos como tatuagens, piercings, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a restrição é temporária: é preciso aguardar 12 meses após a realização.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que o voluntário tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação. Também é importante respeitar os intervalos entre as doações: dois meses para homens e três meses para mulheres.
Por Redação / Ascom Hemoal