Prefeitura de Arapiraca incentiva a carcinicultura com serviços de assistência técnica, boas práticas de manejo e medidas de biossegurança – Foto: Rosimário Santos / Cortesia
Desde 2021 que a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, incentiva e apoia a carcinicultura, oferecendo os serviços de assistência técnica, com orientação sobre as boas práticas de manejo e medidas de biossegurança, com o propósito de sustentabilidade da exploração, permitindo que os produtores de camarão melhorem o desempenho produtivo.
A produção do camarão marinho em Arapiraca também conta com o apoio do Sebrae/AL, Banco do Nordeste (BNB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e empresas locais.
O cultivo vem crescendo a cada ano. Em 2023 foram produzidas 330 toneladas de camarão em uma área de 8,7 hectares de viveiros. A produção rendeu R$ 6,7 milhões para os criadores.
Ano passado, a produção chegou a 402 toneladas de camarão. Para 2025, a expectativa é de aumento de 12% no cultivo do animal em cativeiro.
O município tem o maior rendimento do Brasil, com uma produção de 11.886 quilos de camarão por hectare.
No ano passado, Arapiraca produziu 402 toneladas de camarão em 18 hectares de área de produção, o que é considerado pelo setor como um recorde nacional.
O camarão cinza foi a espécie escolhida para ser produzida na região, por conta da água salobra, facilidade de adaptação e também do manejo.
Além de Arapiraca, a área produtora está concentrada nos municípios agrestinos de Coité do Noia, Limoeiro de Anadia, Igaci, Taquarana e Junqueiro.
O camarão cinza é cultivado em ciclos de 90 dias com intervalo de 15 dias para desinfecção dos tanques e repovoamento.
Apesar do crescimento, a produção local ainda não é suficiente para atender toda a demanda interna, especialmente nas regiões turísticas como Maceió, o que obriga o estado a importar camarão de outras localidades.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os maiores produtores de camarão no Nordeste são os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Alagoas aparece na sétima colocação.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Iomar Santos, os municípios de Arapiraca, Coité do Noia, Igaci e Limoeiro de Anadia estão aumentando suas unidades de produção, com mais viveiros, para atender à demanda local e em nível estadual, sobretudo os bares e restaurantes da capital alagoana.
Ele adianta que a produção estadual é da ordem de 1.100 toneladas, e os municípios de Região Agreste, entre eles Arapiraca, produzem 550 toneladas de camarão, o que corresponde a 50% de toda a produção alagoana.
Por Davi Salsa / Sucursal Arapiraca