Instituto de Identificação garante atendimento para mais de 9 mil pessoas com autismo

Compartilhe

Pedro Sales* / Ascom Polícia Científica

Celebrado nesta quarta-feira, dia 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo visa promover o respeito e ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alinhado com as diretrizes da Organização das Nações Unidas, o Instituto de Identificação de Alagoas reforça o compromisso do Governo do Estado com o bem-estar das pessoas com autismo.

O órgão da Polícia Científica vem trabalhando para garantir que elas recebam total conforto e dignidade ao solicitar a sua Carteira de Identidade Nacional (CIN), exercendo seu direito à cidadania, sem obstáculos. Além de realizar várias ações específicas para esse público, em março de 2024 foi inaugurada uma sala exclusiva para atender pessoas com espectro autista e outros tipos de deficiência, que funciona na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras.

De acordo com Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação, a inclusão de deficiências invisíveis na nova CIN foi uma das grandes conquistas nesse processo de inclusão. A medida, que permite incluir o laço de simbolização do TEA no documento, não apenas confere mais visibilidade à condição, mas, também, facilita o acesso a direitos e assegura atendimento humanizado em serviços públicos e privados.

“O Governo de Alagoas tem um compromisso contínuo com a inclusão e acessibilidade. Em 2024, dos 9.420 atendimentos realizados pelo Instituto, para pessoas com deficiência, 62,03% foram destinados a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um número que evidencia a necessidade urgente de políticas públicas direcionadas a esse público”, afirmou o superintendente.

Além da visibilidade proporcionada pela nova CIN, o Instituto tem implementado um atendimento diferenciado e acessível para as pessoas com TEA. Elas recebem prioridade no atendimento e têm à disposição uma equipe especialmente treinada para prestar o melhor suporte, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma respeitosa e eficiente.

Para o superintendente Antônio Ferreira, a conscientização sobre o TEA é essencial para avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, segundo ele, recorda a importância do Instituto em continuar fortalecendo ações que promovam a igualdade de direitos e a inclusão de todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças.

“Nosso objetivo vai além de simplesmente emitir documentos. Buscamos assegurar que cada cidadão alagoano tenha sua identidade reconhecida, de forma digna e inclusiva”, concluiu Antônio Ferreira.

Para agendar atendimento na sala exclusiva, os pais ou responsáveis devem acessar o site https://ja.al.gov.br/ e fazer o agendamento. Para ações em instituições no interior, os responsáveis devem procurar a sede do órgão para marcar uma data.

Esse conjunto de ações reafirma o compromisso do Instituto de Identificação de Alagoas com a promoção de um atendimento humanizado e acessível, garantindo o respeito e os direitos das pessoas com autismo em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *