Criança enfrentava dificuldades devido à falta de aeronaves disponíveis para o serviço de UTI aérea – Foto: DPE/AL
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) assegurou, por meio de ação judicial e atuação administrativa, a transferência de urgência de um bebê de dois anos diagnosticado com leucemia para o Hospital do Amor, em Barreto, São Paulo. A criança, que necessitava de um transplante de medula, havia conseguido uma vaga no referido hospital, mas enfrentava dificuldades devido à falta de aeronaves disponíveis para o serviço de UTI aérea.
A ação judicial foi ingressada durante o plantão judiciário do último fim de semana, pela Coordenadora do Núcleo da Fazenda Pública, a Defensoria Pública Manuela Carvalho de Menezes, e contou com o acompanhamento da Defensora Pública plantonista, Ana Karine Brito.
A família relatou que, ao tentar organizar o transporte aéreo, foi informada de que as duas aeronaves da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estavam em manutenção naquele momento. Diante dessa situação, procuraram ajuda da Defensoria Pública, que ingressou com a ação urgente.
Apesar de a Justiça ter deferido o pedido, o prazo estipulado não atendia à urgência do caso. Por isso, a Defensoria Pública tomou medidas administrativas para garantir que o menino chegasse a tempo ao hospital em Barreto. “A despeito dos desafios, nossa equipe manteve contato direto com a Sesau e com a Santa Casa para assegurar a contratação imediata de uma empresa de UTI particular, independentemente do pedido de bloqueio judicial de verbas, possibilitando o transporte emergencial”, enfatizou a Defensora Pública.
A criança foi transferida nesta semana e passa bem. A instituição seguirá acompanhando o caso, com a finalidade de assegurar o acesso ao devido tratamento.
Por Assessoria DPE-AL