Secretário de Saúde recebe menção honrosa do MPE por atuação no Programa de Localização de Desaparecidos

Compartilhe

Thallysson Alves / Ascom Sesau

O médico Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, recebeu, nesta segunda-feira (24), menção honrosa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) pelo trabalho de excelência realizado pelo órgão, em especial o Hospital Geral do Estado (HGE), no Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid/AL).

“Agradeço a promotora de Justiça, Marluce Falcão, pelo reconhecimento ao trabalho cumprido por nossa equipe e reafirmo o nosso compromisso com essa missão tão importante para o povo alagoano. Uma das premissas do governador Paulo Dantas é a garantia da saúde e do bem-estar social, e esse programa é muito bem visto pelo Governo de Alagoas”, declarou o secretário, que, devido à agenda, foi representado pela assistente social Dulce Perdigão.

A maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas está integrada ao programa, que é ligado ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), desde o início de sua estruturação no Estado, em 2018. Com ele, vários familiares já encontraram os seus entes desaparecidos, como Luís Cláudio dos Santos Negromonte, hoje com 33 anos, transportado para Santa Cruz do Capibaribe (PE).

“O nosso trabalho é no dia e na hora que o caso chega até nós, independente do dia da semana. Na maioria das vezes são pessoas que chegam ao HGE sem identificação, e nós buscamos encontrar a sua procedência. No nosso fluxo, nas primeiras 24 horas, acionamos diferentes instituições que podem colaborar, ao mesmo tempo as equipes fazem o atendimento necessário para salvar essa vida”, informou a coordenadora do Serviço Social do HGE, Vanessa Martins.

Nesse momento, há casos em que a família está em trânsito para o HGE, mas não informou ao Serviço Social, então é necessário aguardar. Após às 24h, caso ninguém apareça, a etapa é informar ao Plid/AL, que pode acionar uma equipe de papiloscopistas, do Instituto de Identificação de Alagoas (ligado à Polícia Científica do Estado de Alagoas) ou Polícia Federal (PF).

“Agora, aguardamos o resultado da coleta das impressões digitais e, se encontrada a identidade, fazemos uma nova busca com essas informações. Se ainda assim nada acontecer, a assessoria de comunicação do HGE, já ciente do caso, inicia o apelo social com ajuda da mídia, mas, como ainda não temos autorização para a divulgação de imagens, descrevemos as características físicas e, na existência de uma tatuagem, por exemplo, fotografamos”, complementou a assistente social, Dulce Perdigão.

Foi assim que Luís Cláudio dos Santos Negromonte encontrou a família no interior de Pernambuco. Com a viralização do caso também nas mídias sociais, José Cláudio, irmão do paciente, pôde viajar à Maceió e organizar o retorno do ente para a sua família. Esse foi um dos vários casos cujo trabalho da Sesau, em parceria com o MPE/AL, com apoio do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, foi imprescindível para o fim do desaparecimento.

“Quero que essa homenagem seja estendida a todos os servidores que fazem parte da Sesau, pois, de alguma forma, eles também foram acionados. Em especial, destaco a participação das assistentes sociais Dulce Perdigão, Vanessa Martins e Vânia Ticianeli, e do jornalista Thallysson Alves que sempre contribuem conosco quando precisamos”, afirmou a promotora do MPE/AL.

Thallysson Alves / Ascom Sesau

ver

Thallysson Alves / Ascom Sesau

ver

Thallysson Alves / Ascom Sesau

ver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *