O deputado federal Marx Beltrão (PP) realizou nesta segunda-feira (17) uma visita técnica às obras da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas, que estão sendo realizadas em uma área de 16,6 hectares no povoado Saúde, em Ipioca, Maceió. A primeira fase de execução dos serviços de engenharia para requalificação da antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, conhecida como a Fábrica da Saúde e que abrigará a empresa, conta com R$ 31 milhões e vai até dezembro de 2025. O deputado Paulão (PT) também participou da visita.
“Esta obra, essencial para o desenvolvimento da agricultura alagoana, conta com terreno doado pelo Governo de Alagoas, recursos do novo Plano de Aceleração e Crescimento (PAC) e mais R$ 28,3 milhões de emendas parlamentares garantidos por toda a bancada alagoana, em um esforço coletivo que vai beneficiar do agronegócio à agricultura familiar. Os parlamentares federais de nosso estado, assim como eu, têm compromisso com a pesquisa e a inovação no agro, e este investimento vai proporcionar grandes conquistas para este setor”, destacou Marx Beltrão.
A Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas vai contar com equipes de pesquisadores e laboratórios voltados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em biodiversidade e patrimônio alimentar; oferta de certificações e selos de qualidade e origem; estudos em antropologia e sociologia da alimentação; iniciativas em circuitos de produção e consumo de produtos agroalimentares e sistemas agroalimentares diferenciados; além de cursos sobre técnicas e práticas em agregação de valor, gastronomia, turismo rural, nutrição e saúde.
Alagoas possui agropecuária diversificada, com cadeias produtivas importantes como as de leite, fruticultura, carnes, apicultura, grãos e mandioca, entre outros. Situado na posição litorânea central no Nordeste, o estado se conecta com regiões produtoras localizadas próxima a centros consumidores de grandes cidades, de relevantes regiões turísticas e, também, de portos para exportação. “Ou seja, temos um potencial enorme para o desenvolvimento da agricultura e a nova sede da Embrapa será o centro catalisador destes avanços nos níveis estadual e nordestino”, enfatizou Beltrão.
Por Assessoria