Joyce Marques / Ascom Sesau
Em mais uma iniciativa de humanização e acolhimento voltada aos pacientes, o Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, lança a cartilha “Laços de Cuidados – Fortalecendo a Resiliência e o Autocuidado”. O material foi desenvolvido pela equipe de psicologia da unidade hospitalar e destina-se às mães e acompanhantes de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
A iniciativa visa complementar o suporte psicológico já ofertado a essas mães, com apoio voltado ao autocuidado e fortalecimento emocional durante a fase tão desafiadora, que é a internação de um filho. “Este projeto nasce da necessidade de ampliarmos o olhar, ver além da criança hospitalizada, visualizando também o cuidador, que em sua maioria é a mãe”, explicou a psicóloga Nayara Calheiros.
%20(3).jpeg)
O conteúdo da cartilha possui linguagem acolhedora e fácil, além de fornecer orientações sobre como lidar com emoções intensas, cultivar a autocompaixão e aplicar estratégias para lidar com o cotidiano durante a hospitalização de sua criança. “Sabemos que o processo de hospitalização de um filho é muito delicado para toda família e muitas vezes a mãe negligencia suas próprias emoções e sentimentos, voltando toda sua atenção à criança. E é neste momento que é fundamental o papel da psicologia, no acolhimento, apoio e fortalecimento a esse cuidador”, assegurou a psicóloga.
O material também inclui atividades práticas desenvolvidas por especialistas do Hospital da Mulher de Alagoas; momentos de reflexão e dicas que incentivam o autocuidado saudável, que promovem um equilíbrio emocional. A cartilha Laços de Cuidados está disponível para download em formato digital nas redes sociais do Hospital da Mulher de Alagoas (@hospitaldamulheralagoas) ou no link (https://www.saude.al.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Cartilha-Lacos-de-Cuidados_Hospital-da-Mulher.pdf) para que todas as mães tenham acesso ao conteúdo.
Beneficiada
%20(4)%20(1).jpeg)
Roseane dos Santos, mãe da pequena Júlia, paciente da UTI Pediátrica do Hospital da Mulher de Alagoas, recebeu acolhimento da equipe de Psicologia durante a hospitalização de sua filha e foi apresentada ao conteúdo da cartilha. “Toda equipe foi muito atenciosa, fui bem tratada e o apoio da psicologia foi importante porque pude conversar e expressar meus sentimentos. A psicóloga também me apresentou a cartilha e todo conteúdo é interessante para nós, mães, que estamos ao lado de nossas crianças durante o internamento”, relatou.