Bruna Tojal / Ascom Secti
Os instrutores dos onze laboratórios do OxeTech, se reuniram, no Centro de Inovação do Jaraguá, juntamente com a equipe da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), para traçar as novas metas para este ano, com o objetivo de capacitar e qualificar cada vez mais alagoanos nas áreas de ciência e tecnologia, e consequentemente, maior inserção no mercado de trabalho.
Além das melhorias já feitas no ano de 2024, como a criação do aplicativo do OxeTech, o programa realiza a unificação do calendário letivo para todos os laboratórios de Alagoas, que será dividido em ciclos, para garantir a organização e eficiência no processo de ensino e aprendizagem.
A programação contou com um workshop ministrado pela analista de qualidade de software do Edge, Naira Torres, sobre qualidade nos serviços de tecnologia, além de um mini curso de arduino com a instrutora do OxeTech de Maceió, Rebeca Brandão. Após as palestras, foram distribuídos kits de arduino iniciante e avançado para os demais instrutores dos laboratórios.
O Secretário da Secti, Silvio Bulhões, abriu a rodada de palestras, reforçando a importância do programa e do empenho de cada instrutor para que o OxeTech possa crescer ainda mais no ano de 2025.
“O OxeTech é o maior programa de qualificação técnica a nível nacional, e mais do que isso, é um programa de desenvolvimento econômico para os alagoanos. Nós precisamos formar cada vez mais e melhor para atender as demandas do mercado da tecnologia que só cresce aqui em Alagoas e em todo país.” frisou Silvio.
Na ocasião, o secretário também destacou a cidade de Penedo, como o município que mais formou alunos no ano de 2024, com 314 certificados entregues.
O programa segue sendo destaque a nível nacional em qualificação técnica em CT&I, como uma oportunidade de capacitação e inserção no mercado de trabalho através do OxeTech Work.
Para a instrutora da unidade do Benedito Bentes, Laís Melo, o que pode esperar para este ano é, principalmente, uma boa capacitação e muitas oportunidades:
“O que podemos almejar de 2025, é sobretudo, capacitação, e uma grande oportunidade de ascensão financeira e profissional nas áreas de ciência e tecnologia no estado de Alagoas”. destacou a instrutora.
Sobre o OxeTech
O OxeTech é um programa que nasce para promover a capacitação técnica e profissional dos alagoanos, incentivando o empreendedorismo e atraindo investimentos. O público-alvo inclui estudantes do ensino médio e superior,professores e profissionais interessados em tecnologia, oferecendo um espaço moderno para o desenvolvimento de conhecimento.