Severino Carvalho / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, assinaram, na tarde desta quinta-feira (2), o Termo de Compromisso para a construção de duas escolas de Tempo Integral no complexo habitacional Benedito Bentes, em Maceió. A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.
A obra integra o pacote da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, com investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, beneficiando 1.820 alunos, 910 em cada unidade.
Paulo lembrou que o Governo de Alagoas já está construindo duas escolas no Benedito Bentes. O bairro passará a contar com quatro novas unidades e duas creches que, a exemplo do equipamento instalado na Grota do Cigano, em Maceió, serão administradas pelo Estado.
“Nós construímos uma creche na Grota do Cigano e o Estado de Alagoas tentou fazer uma parceria com a Prefeitura de Maceió, mas não conseguiu. O Estado foi lá, contratou os professores, abriu matrículas e a creche está lá funcionando. Agora nós já temos duas novas creches prontas no Benedito Bentes e estamos sofrendo a mesma dificuldade. Decidimos também fazer a gestão dessas outras duas creches. O que não pode é abrir o ano letivo de 2025 deixando mais de 400 alunos sem creche”, ponderou Paulo Dantas, aplaudido pelo público presente à solenidade.
As duas escolas, cujo Termo de Compromisso foi assinado nesta quinta (2), atenderão uma demanda reprimida de vagas no Benedito Bentes, segundo bairro mais populoso de Maceió. A rede estadual, que atualmente conta com oito escolas de ensino fundamental e médio funcionando na região, ajudará a suprir esta carência com as duas novas unidades. Ambas integrarão a 13ª Gerência Especial de Educação (GEE).
“Alagoas foi o primeiro estado a entregar esse projeto ao Governo Federal para construção dessas duas escolas e o primeiro também a receber os recursos. Estou muito feliz, porque quase dois mil jovens, que estão fora da sala de aula, vão ter a oportunidade de entrar também para a rede estadual de ensino”, destacou Roseane Vasconcelos.
Cada unidade vai contar com 13 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva, dentre outras instalações, numa área construída de 4.112,50 m². O objetivo é ampliar a oferta de vagas no ensino médio integral para a população do Complexo Habitacional Benedito Bentes. Roseane destacou, ainda, que as duas escolas proporcionarão excelentes condições de trabalho aos profissionais de educação e conforto e segurança aos estudantes nela matriculados.
Presente à solenidade, o deputado federal Rafael Brito solicitou ao governador que uma das duas escolas seja construída no conjunto Aprígio Vilela, no Benedito Bentes.
“É uma demanda antiga, é um conjunto grande, populoso. O governador já colocou lá a Clínica da Família, que funciona muito bem; e se a gente conseguisse levar uma escola para o Conjunto Aprígio Vilela seria muito bom, só como título de sugestão”, pontuou Brito.