Foto: Divulgação
A plataforma Fatal Model, que se apresenta como o maior site de acompanhantes do Brasil, é uma das principais patrocinadoras da Série B e de diversos times do nordeste. Na última terça-feira (17), ela anunciou a parceria firmada com três times alagoanos: ASA, CSA e Penedense, além da renovação de contrato com o CRB. Recentemente também divulgou o interesse em patrocinar a vinda do francês Pogba para o Corinthians. A relação futebol e empresas de conteúdo adulto chama a atenção dos torcedores, além de ser mal vista por ativistas de direitos das mulheres e crianças.
Nas redes sociais do CSA, o patrocínio não foi bem visto pelos torcedores que questionaram a associação do clube a uma empresa de acompanhantes. O clube restringiu os comentários da sua página.
Para Paula Lopes, mãe e ativista dos direitos das mulheres, patrocínios como esse afastam mais ainda as mulheres do futebol. “Num país em que o futebol é um esporte tão marcante, apoiar a paridade de gênero nas diretorias de clubes e a equiparação de pagamento entre jogadores e jogadoras deveria ser uma prioridade, mas os times (em sua maioria dirigidos por homens) nesse quesito só chutam na trave, onde nada acontece. Nossos times do coração preferem marcar um gol contra a sociedade brasileira dando um péssimo exemplo de estímulo do corpo da mulher como negócio, enquanto isso meu filho e os filhos das minhas amigas, que são apenas meninos em processo de educação e aprendizagem, seguem assistindo aos jogos e consumindo camisetas e vídeos onde o time querido joga contra os corpos femininos e educa para a desigualdade”, criticou.
Em novembro, o Ministério Público Estadual recomendou ao CRB a suspensão da marca Fatal Model nos uniformes do time. Na justificativa, os promotores do MP destacaram a necessidade de proteger crianças e adolescentes contra exposição a conteúdos inadequados, tendo em vista que o site é de conteúdo adulto.
A diretoria do ASA comemorou a parceria firmada e destacou que os princípios do time serão mantidos. “Desde o início da parceria com a Fatal Model, enxergamos além da publicidade. Este movimento, inovador e transparente, busca trazer à tona os valores de respeito, segurança e dignidade que precisam permear todas as relações sociais. Ao apostar no futebol como veículo para essa mensagem, reafirmamos nosso compromisso em evoluir junto com a sociedade e tratar temas importantes com responsabilidade. No ASA, acreditamos que o esporte deve ser um espaço de união e progresso, onde todas as mulheres – independentemente de suas escolhas ou trajetórias – sejam respeitadas como seres humanos dignos, fortes e essenciais”, destacou.
Além dos times alagoanos, a empresa patrocina clubes como Amazonas, Brusque, Paysandu, Ponte Preta e Vila Nova, que estão na Série B do Campeonato Brasileiro. O Vitória, que subiu para a Série A, também recebe o patrocínio da plataforma.
Por Redação