O ano letivo 2025 começa em 10 de fevereiro. A data foi divulgada na Portaria 18.210/2024, publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) no site https://diario.imprensaoficial.al.gov.br/. O ano letivo de 2024 se encerra no próximo dia 19, estendendo-se até 27 de dezembro para os estudantes que estiverem em recuperação.
As escolas cumprirão os 200 dias letivos previstos por lei, com recesso escolar previsto para o período de 16 a 30 de junho de 2025.
De acordo com a portaria, o tema do ano letivo será “120 anos de Nise da Silveira: um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, uma homenagem à médica e psiquiatra alagoana que revolucionou a saúde mental e o tratamento psiquiátrico no Brasil.
Pré-matrícula
A pré-matrícula de novatos da rede estadual para o ano letivo 2025 acontece até este sábado (14) pelo site www.matriculaonline.al.gov.br. No total, são disponibilizadas 58.183 vagas para todo o estado.
De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, a distribuição das vagas se dará da seguinte maneira: 1367 para o 1º ano do ensino fundamental I, dos quais 260 para o ensino integral; 5.899 para o 6º ano do ensino fundamental II, com 1.700 no integral; 34.907 para 1ª série do ensino médio, sendo 14.023 para ensino integral. Também serão ofertadas vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 290 para EJA fundamental e 15.720 para EJA Modular (Médio).
No ato da pré-matrícula, o candidato ou seu responsável legal deve indicar três opções de escolas onde o estudante deseja estudar. Além disso, é preciso registrar as seguintes informações: nome completo do estudante de acordo com o registro de nascimento; data de nascimento (RG. CPF ou registro de nascimento); sexo (registro de nascimento original ou atualizado); CPF do estudante (obrigatório); Número do NIS (obrigatório); Número do RG; número da Certidão de Nascimento; nacionalidade (País) – RG; Naturalidade (Município/Estado) – RG; endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a conta de energia; Telefone fixo e móvel, se possuir; endereço de e-mail pessoal; Nome da mãe e do pai (RG ou registro de nascimento); nome do responsável legal (registro de nascimento, certidão de tutor, termo de guarda ou documento legal nomeado por tribunal); CPF do responsável legal; declarar Raça/Cor/Etnia em atendimento ao Protocolo Escolar de Proteção e Resposta à Violência: Compromisso com a Paz e Equidade conforme a Lei Federal nº 14.811/2024; declarar gênero; declarar se é pessoa com deficiência, em cumprimento ao disposto na, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1995, publicado no Diário Oficiada União, de 21 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004; informar a Rede Escolar de origem; Ano/série/período inicial pretendido; escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado; indicar se participa do programa Bolsa Família; informar se reside em área rural; e sinalizar se necessitará de Transporte Escolar.
“Este momento da pré-matrícula é muito importante. Nós nos organizamos integralmente para receber estes novos estudantes. Neste primeiro momento, onde o contato inicial será totalmente online, será imprescindível contar com toda a atenção dos pais ou responsáveis por estes novos estudantes. Eles devem ficar atentos às datas, para não perderem o prazo, acessar o site e solicitar a matrícula online, preencherem as informações corretamente e, posteriormente, ficarem atentos à data do resultado”, destaca Dileusa.
Por Assessoria