Marcos Antônio Costa mantém a sua rotina diária no Centro de Reservação e Distribuição-CRD 1, em Arapiraca Evilásio Almeida / Ascom Casal
Evilásio Almeida / Ascom Casal
Cuidar do abastecimento de água e coleta de esgoto sanitário são atividades que marcam a trajetória de Marcos Antônio Costa, servidor público que trabalha na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) há mais de 40 anos.
Conhecido carinhosamente como Marquinhos, 58 anos, é natural de Maceió, radicado em Arapiraca, casado com dona Cícera dos Santos Costa, 55 anos, com quem tem dois filhos: Marcos Antônio Costa Júnior, 35 anos, e Carla Mariana dos Santos Costa, 32 anos.
A história dele na empresa estatal teve início em 1984, após a conclusão do curso de Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal de Alagoas (Etfal), quando foi contratado como estagiário do Departamento de Obras. Lá, atuou fazendo levantamento de ligações domiciliares de esgoto nos bairros do Poço, Ponta da Terra e Pajuçara, em Maceió. No ano seguinte foi contratado pela JF Serviços como auxiliar de fiscal para acompanhar as obras de implantação de redes coletoras de esgoto na Bacia da Pajuçara.
Em 11 de junho de 1986, ele passou a integrar o quadro de funcionários da Casal, sob matrícula 1662, onde começou como fiscal de obras para acompanhamento de implantação de esgotamento sanitário da parte baixa da capital nas estações elevatórias das praças Lions e 13 de maio.
Já em 1987, foi transferido da capital para o interior para inspecionar as obras de duplicação do Sistema Coletivo do Agreste (SCA), em Arapiraca, Campo Grande e São Brás (no Morro do Gaia).
Marquinhos soma quatro décadas de serviços na companhia. Atualmente, continua na área operacional, onde dá suporte à Coordenação Técnica e à Supervisão de Distribuição do Agreste, que funcionam no Centro de Reservação e Distribuição-CRD 1, em Arapiraca.
Para ele, a Casal representa parte importante da sua vida. “Sinto-me muito feliz com o que faço diariamente na área operacional. Tudo que conquistei profissionalmente e materialmente até agora devo à companhia. Espero que ela continue firme e forte, prestando esses serviços tão essenciais à sociedade alagoana”, ressaltou.
“E nesta data, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, tenho muito orgulho em fazer parte dessa categoria. Tenho a consciência tranquila de que sempre dou o melhor de mim quando o assunto é trabalho. E saneamento é com o que mais me identifico”, completou Marquinhos.