Com 43 anos de serviço público, Cicinha do HGE é exemplo de dedicação à sociedade

Compartilhe

Thallysson Alves / Ascom Sesau

Humano, empático, ético, prestativo, eficiente, corajoso, qualificado e comunicativo. Essas são as características de um bom servidor público, segundo a visão da ouvidora Maria Cícera de Lima, que há 43 anos presta serviços à sociedade, dos quais 20 na Ouvidoria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Para ela, a missão de sua categoria é ser um agente de transformação social.

Quem já precisou da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas provavelmente deve ter visto essa senhora que, de pequena, só tem a altura. Com o coração gigante, ela conversa com cada pessoa que pede ajuda, escuta aflições, efetua encaminhamentos e se mostra solidária com os pacientes e familiares. O seu serviço é tão necessário que, em 2010, a Comissão Coordenadora da Medalha Silvio Vianna reconheceu a sua dedicação, em uma solenidade que permanece viva em sua memória.

“Quando eu me lembro daquele dia 25 de novembro de 2010, me dá vontade de chorar de emoção. Eu me senti muito reconhecida. Foi um momento único, emocionante. Ser servidora pública é se doar ao outro. Muitas vezes deixamos a nossa vida de lado para assistir pessoas que nem conhecemos. São ações silenciosas, sigilosas, éticas, ágeis que atendem ao que as pessoas querem de nós, dentro das nossas possibilidades”, disse a servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Durante décadas, Cicinha, como é chamada pelos colegas do HGE, percorre os corredores, as enfermarias, os setores fechados e, inclusive, as salas da diretoria. O seu objetivo é sempre encontrar uma solução para as solicitações e dialogar sobre as sugestões dadas pelos verdadeiros proprietários dos órgãos públicos, o povo alagoano. Com tanto tempo de dedicação, a aposentadoria é uma realidade cada vez mais próxima, que se converterá em saudade e sensação de dever cumprido.

“Eu acredito que o Estado tem muitos servidores bons, responsáveis, zelosos e que atuam dentro da legalidade. A todos eles, desejo um feliz Dia do Servidor Público. Eu entrei aqui como auxiliar de enfermagem, me formei em Psicologia e me capacitei em Ouvidoria no Rio de Janeiro. Eu cresci como pessoa, eu ajudei o meu estado a também crescer e agora eu só desejo que outros servidores façam o mesmo por nossa comunidade, tão carente de abraços, afagos e atenção”, salientou Cicinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *